Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas é inaugurado

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), na manhã desta terça-feira (11), em Franco da Rocha. Veja como foi a inauguração

O Centro atenderá usuários que sofrem com o uso abusivo de álcool e drogas, tendo a dificuldade de manter uma vida social estável e assim, largar o vício.

O espaço conta com sala da renovação, sala do desenvolver e a sala do bate-papo onde serão oferecidos atendimentos e acompanhamentos clínicos para a reinserção social dos usuários, por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e o fortalecimento dos laços familiares.

Há também uma equipe multiprofissional que está de prontidão para atender os pacientes, composta por médico, psicólogo, assistente social, oficineiro, educador físico e enfermeiro.

Confira como é o espaço

A gestora do CAPS AD, Elaina Silva, ressaltou a importância do trabalho realizado em parceria com outras Secretarias, dando mais opções para o usuário ao chegar no Centro. “Fornecemos não só o atendimento visando à saúde, mas também, o acesso à cultura, educação e esporte. A partir desse acolhimento diversificado, sabemos como direcionar o tratamento do usuário”.

A secretária de Saúde, Lorena Rodrigues, comentou sobre a atenção diferenciada dada para esses usuários em Franco da Rocha. “Estamos na contramão do que vem acontecendo em São Paulo e mostrando como se acolhe e faz um trabalho humanitário com essas pessoas. Manteremos toda a atenção ao Centro buscando melhorias e fornecendo cada vez mais, dignidade aos usuários”.

Com a palavra, o prefeito Kiko destacou o acolhimento realizado e o quanto será benéfico para o futuro. “Existem várias maneiras de encarar os problemas pessoais e o serviço público tem maneiras de ajudar com isso. No CAPS AD vamos realizar esse trabalho de acolhimento que diminuirá a demanda de abrigos emergenciais no futuro, diminuindo agora e não depois, esse tipo de problema da saúde pública”.

Além do Prefeito Kiko, estiveram presentes no evento o vice-prefeito Dr. Nivaldo; O diretor do complexo hospitalar do Juquery, Glauco Ciriaco; Padre Cido, representando a Paróquia Bom Jesus da Paradinha; o conselheiro e representante dos Alcoolísticos Anônimos, Reginaldo Lúcio; o presidente e conselheiro Municipal de Saúde, José Emanuel e os vereadores Alex Caixa, Alex do Posto, Emerson Gêmeos, Josineto, Neiva Hernandez e Eric Valini.

O CAPS AD vai funcionar das 8h às 18h de segunda a sexta, na Travessa Mário Cruz, s/n, que fica localizada no centro (em frente a Escola Estadual Domingos Cambiaghi).

(Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior e Gabriella Oliveira)