Primeira parada do orgulho LGBT acontecerá na cidade

A prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto Nice e com a Secretaria da Cultura estadual, realizará neste domingo (23), o 1º Juquery Pride, oferecido ao público LGBT e simpatizantes.

A concentração acontecerá no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, às 14h com um trio elétrico acompanhando os participantes até o Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, onde o evento será realizado, até as 20h. Os dois locais ficam no centro da cidade.

A animação ficará por conta de DJ’s e figuras importantes do movimento, que se apresentarão no evento ao longo do dia.

O Juquery Pride será uma oportunidade inédita na cidade, onde as pessoas poderão além de se divertir, manifestar apoio à causa LGBT.

O Movimento

Surgiu com o objetivo de disseminar informações sobre a comunidade LGBT, despertar na sociedade a consciência necessária para defender os direitos das pessoas com diferentes tipos de orientação sexual. Além, é claro, de lutar contra o preconceito, ainda frequentemente vivenciado no Brasil por esse grupo social, conforme diz o site Movimento.

Com uma atuação pública concreta e significativa, o movimento também participa dos debates com os Diretos Humanos que envolvem questões importantes da luta.

A bandeira usada como símbolo possui seis diferentes cores e ficou conhecida popularmente na década de 1990. Hoje, é também utilizada por diversas pessoas ao redor do mundo.

(Texto: Karen Moraes – Arte: Dalmir Junior)