Programa premiado na área da saúde de Franco da Rocha ganha destaque na mídia

A Secretaria Municipal da Saúde de Franco da Rocha recebeu na tarde desta segunda-feira (17), a equipe do Canal Saúde na Estrada, programa que desenvolve trabalhos relacionados à saúde pública na esfera do Sistema Único de Saúde (SUS) e é veiculado no Canal Saúde de televisão.

O objetivo da visita à cidade é de coletar informações sobre o projeto “Implantação de Estratégias de Saúde no Sistema Prisional de Franco da Rocha”, cuja iniciativa foi premiada em março deste ano, no 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Este foi o segundo ano consecutivo da premiação.

A equipe do canal passará a semana realizando entrevistas. A primeira foi com a Secretária da Saúde, Lorena Rodrigues e a Diretora de Atenção Básica Alessandra de Miranda. Além delas, gestores, coordenadores e profissionais envolvidos de alguma forma no projeto concederão entrevistas. O êxito dessa iniciativa vem ganhando destaque na área da saúde por trazer inúmeros benefícios tanto para os cidadãos do sistema prisional e suas respectivas famílias, quanto para os moradores da cidade, por diminuir a fila de espera, principalmente na UPA 24h, além de motivar outros programas na região.

O Programa

O trabalho é realizado desde fevereiro de 2015 pelo Instituto Acqua em parceria com a Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Saúde, e com o Governo do Estado de São Paulo.

Cinco unidades prisionais da cidade participam das ações. Cerca de 10,6 mil reeducandos recebem atendimento nas áreas da Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Tuberculose, Controle de Diabetes e Hipertensão, Hanseníase, DST/HIV, Hepatites, entre outras.

Além disso, é feito um trabalho preventivo e educativo com essa população sem a necessidade de deslocamento. A equipe que presta os atendimentos nas unidades é formado por médicos, enfermeiras, dentistas e auxiliares de enfermagem.

(Texto: Karen Moraes – Foto: Ewerton Geniseli)