UBS Gilson Gabriel da Rosa completa um ano de atendimento ao público

No dia 01 de julho, a Unidade Básica de Saúde Gilson Gabriel da Rosa, na Vila São Benedito, completou um ano de funcionamento e atendimento aos cidadãos franco-rochenses, no novo equipamento de saúde do município.

Inaugurada em 2016, a unidade é a responsável por receber moradores do Parque Santa Delfa, Portal das Alamedas, Jardim das Jabuticabeiras, Vila São Benedito, Vila Santista, partes do Jardim Cruzeiro, Companhia Fazenda Belém e Centro que procuram por um atendimento médico mais próximo de sua residência.

Antes da UBS ser inaugurada, esse grupo era atendido em diversas outras unidades espalhadas pela cidade. Moradores do Cruzeiro e Fazenda Belém, por exemplo, passavam em consultas na Vila Rosalina. Já quem vive na São Benedito e no Jardim Jabuticabeiras tinha que se dirigir até a UBS do Centro em busca de atendimento.

Os moradores da Vila Santista e Parque Santa Delfa iam até a Unidade Básica de Saúde do Jardim Luciana e quem mora no Portal das Alamedas se deslocava até a UBS do Jardim dos Bandeirantes.

A Unidade e serviços

A UBS da Vila São Benedito fica na Avenida Dr. Armando Pinto, 706 e funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Ela conta com dois consultórios médicos, sala de enfermagem, recepção, farmácia e com uma equipe de dez integrantes.

Lá o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma médica generalista responsável por atendimentos de pediatria, clínica médica e pré-natal. O espaço também possui uma médica clínica que atende às sextas-feiras. Além dos médicos, a unidade conta também com dois enfermeiros, um técnico de enfermagem, três agentes comunitários e um recepcionista.

Assim como no restante da rede municipal, a UBS tem o Programa de Estratégia de Saúde da Família, Teste Rápido para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, grupos de orientação para gestantes, diabéticos e hipertensos, além de planejamento familiar. Ainda são realizadas na unidade as coletas de exames laboratoriais, pré-natal, pesagem para o Bolsa-Família, farmácia onde é possível retirar remédios, além é claro, dos atendimentos clínicos com as médicas do local.

A farmácia, aliás, tem uma vasta opção de medicamentos, onde o munícipe pode encontrar remédios para hipertensão, antibióticos, anti-inflamatório, medicação para asma, diabetes, suplementos vitamínicos para crianças e gestantes, entre outros.

Além dos serviços oferecidos no espaço, outras ações são levadas para os bairros atendidos pelos profissionais de saúde, como explica a gerente Ana Paola Mandri. “Nós fazemos campanhas de vacinação nas creches dos bairros atendidos. Também realizamos a campanha dos três bichos (vermes), onde vamos nas creches e escolas realizar a vermifugação das crianças. Essas são algumas das ações que levamos para o bairro, porém, tudo só acontece com a autorização prévia dos pais dessas crianças”, afirma.

Na UBS os profissionais também trabalham na conscientização dos pacientes, explicando sempre quando deve se procurar a UPA 24h ou se o seu problema pode ser resolvido na própria UBS. “Nós temos grupos de orientação e eles são importantes para a gente explicar o que deve ser feito e qual serviço correto a se procurar”, afirma Paola.

Espaço testado e aprovado

Após um ano e milhares de atendimentos (veja os números no final da matéria) a UBS se estabelece como um equipamento de saúde fundamental para o município, sempre com grande procura da população. “A nossa agenda está sempre cheia, temos muita procura aqui, mas fazemos de tudo para realizar os atendimentos ao público da melhor forma possível”, finalizou a gerente Paola Mandri.

Fazendo coro à gerente, a moradora da Vila São Benedito, Yara Rossi Saraiva, de 63 anos, aprova a unidade. “Para mim o posto é ótimo. O atendimento é excelente, todo mundo sempre me atende muito bem. Tudo que eu preciso aqui consigo. A única coisa que demora um pouco a chegar são os resultados do exame, mas tirando isso é muito satisfatório ter essa UBS pertinho de casa”, explica.

A UBS em números

Desde que iniciou o atendimento no bairro São Benedito, a Unidade Básica de Saúde recebeu a visita de 4.381 munícipes que passaram pelo local em consultas médicas, realizadas pelas duas profissionais que atuam no espaço. Além disso, 7.196 pessoas foram atendidas em procedimentos de Enfermagem, como por exemplo, a realização de um curativo em um ferimento, aplicação de remédios, entre outras ações realizadas no setor.

Os exames também tiveram bastante procura no primeiro ano de serviço. O Teste Rápido para detectar Hepatite (B e C), Sífilis e HIV foram realizados 632 vezes. Já o exame de papanicolau foi solicitado 336 vezes.

Quando o assunto é geração de vida, em um ano, 87 gestantes passaram pela unidade o que resultou em um total de 783 consultas de pré-natal, com os médicos e enfermeiros da UBS da São Benedito. Além disso, os grupos de gestantes visitaram em cinco oportunidades as maternidades em que seus filhos vão nascer.

A vacinação também está na lista dos serviços oferecidos no local, com um total de 1.677 doses aplicadas no primeiro ano de trabalho. O atendimento na UBS também acontece com quatro grupos de Planejamento Familiar e dois grupos de Hipertensão e Diabetes.

(Texto:Thiago Lins – Fotos: Orlando e Thiago Lins)