UPA 24h comemora um ano de funcionamento e melhora condições de atendimento à população

No início de julho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Franco da Rocha comemorou um ano de sua inauguração. Um avanço no âmbito da saúde do município, a construção da UPA foi uma parceria entre a prefeitura, os governos estadual e federal. O espaço com 3.000 metros quadrados realiza cerca de 1000 atendimentos diários, segundo a secretária da saúde, Lorena Rodrigues Oliveira.

Equipamentos modernos, espaço amplo e bem organizado, atendimento mais rápido e humanizado são os destaques do novo prédio. Além disso, a nova UPA é um local que pode ser acessado com facilidade pelos moradores do município, uma vez que está localizada na Av. Liberdade, Centro. “Agora está mais fácil chegar aqui, a antiga era mais longe. Em relação ao conforto, aqui também está melhor”, contou Renata Ramos Nunes, moradora da Vila Lanfranchi, enquanto aguardava ser atendida junto com sua filha Ana Clara.

Novo espaço

A Unidade conta com uma equipe preparada para atender os pacientes. Um total de 194 funcionários entre corpo clínico e demais profissionais, incluindo o serviço social. Uma sala específica que atende demandas como: requisição de ambulância, atendimento de pacientes sem documentação, problemas relacionados à alta médica, entre algumas situações de cunho social.

A UPA 24h possui 36 leitos sendo sete para emergência adulto, sete para emergência pediátrica, três para casos de curta duração, um para isolamento, além de dez para observação masculina e oito para observação feminina.

A gerente técnica, Evelin Bavaro Diniz fez uma relação entre a antiga e a nova unidade. “No antigo prédio as pessoas ficavam perdidas, não existia um controle de quem entrava e saía do local, por isso, estava sempre sem espaço, inclusive para o deslocamento dos colaboradores de um lugar ao outro”, enfatizou. No novo local existe um funcionário que faz o controle de entrada e saída.”

A unidade trabalha com urgências e emergências de diversas classificações. O gerente administrativo, Alessandro Silveira dos Anjos, ressaltou a importância da população entender a diferença entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e a UPA. “Nós precisamos que as pessoas entendam que o pronto atendimento é para emergências, e as UBS’s são para atendimentos de rotina e doenças crônicas. O não entendimento dessa informação dificulta muito o nosso dia a dia aqui”, esclareceu.

É importante enfatizar que cada região da cidade possui uma UBS, ou seja, ela está localizada em um bairro e atende a comunidade dos bairros próximos. Segundo Silveira, da inauguração até hoje, a UPA 24h teve um aumento de 20% no número de atendimentos diários. “A unidade fez 235 mil atendimentos nesse um ano de funcionamento”, afirmou João Henrique Primini Lopes, diretor da UPA.

No período da manhã é quando aumenta a busca por atendimento, por isso, o número de multiprofissionais é maior do que durante a noite, horário em que a procura diminui consideravelmente.

“Com uma demanda tão alta, é de extrema importância que tenhamos um prédio adequado para atender a população franco-rochense”, esclareceu Lorena. Como secretaria da saúde, ela explicou que existem ainda inúmeros desafios, mas, que muito foi alcançado nos últimos anos. “Temos a convicção de estarmos no caminho certo”, concluiu.

Serviços da unidade: entenda

Os pacientes que chegam à UPA 24h passam por uma triagem para classificar a urgência ou não do atendimento, tudo feito por um enfermeiro capacitado. No próprio local, existe uma faixa explicando os tipos de atendimento e sua classificação, além do tempo de espera de cada um deles.

Um novo serviço da unidade é o de Ouvidoria, disponível para quando o paciente se sentir prejudicado de alguma forma, poderá deixar a sua reclamação imediatamente no próprio local, que também conta com funcionamento 24 horas. Vale ressaltar que a ouvidoria objetiva sempre responder as reclamações recebidas.

(Texto: Karen Moraes – Foto: Orlando Junior)