Com boas ideias, crianças das EMEBs mostram como querem a cidade nos próximos anos

Crianças sorrindo, alegres e cheias de esperança de construir um futuro melhor, colaboraram com ideias para que a cidade onde vivem seja mais moderna, acolhedora e estruturada, na manhã da quarta-feira (2), na EMEB Nilza Dias, para a primeira edição do Plano Plurianual (PPA) KIDS. Veja fotos da atividade

O momento de cidadania teve por objetivo promover, além de sugestões, um debate entre as crianças do Ensino Fundamental e o prefeito Kiko Celeguim. Os pequenos levaram perguntas sobre as diversas áreas que fazem parte do dia a dia de cada um como infraestrutura, habitação, mobilidade urbana, saúde, esporte, cultura, educação, lazer, entre outras.

Aproximadamente 150 crianças franco-rochenses marcaram presença no palco da primeira atividade, realizada na EMEB Nilza Dias. Para iniciar, a coordenadora da unidade, Franciane Terra, apresentou um vídeo que mostrava a primeira parte do PPA, onde as crianças construíram as perguntas e ideias pensando o que será da cidade, escola e do bairro daqui quatro anos, em 2021.

O prefeito Kiko Celeguim falou sobre a ideia que deu certo e foi abraçada pelas escolas. “Foi uma opção voluntária de cada unidade. Nós sugerimos isso para as diretoras com o objetivo de ouvir as crianças, visto que grande parte das ações da prefeitura são direcionadas para cada uma delas”.

Feliz com a adesão e apreciando a participação das crianças, Renata Celeguim, Secretária da Educação, parabenizou o trabalho realizado na EMEB. “É muita boa essa energia das crianças e a atividade é de muito aprendizado para todos. Vi tudo o que fizeram com as professoras, quantas coisas e ideias boas que cada um está trazendo para a gente, para fazer essa cidade ainda melhor”.

Renata lembrou sobre a importância da criação do plano. “O PPA é até 2021, o prefeito será outro e essas ideias são importantes para que o novo prefeito seja cobrado para dar continuidade nesse plano, que está sendo construído para melhorar as diversas áreas”.

A diretora da unidade, Regina Speratti, também ficou feliz por participar do projeto. “Quando nos chamaram para falar sobre esse PPA era um termo de adesão e a escola poderia ou não participar. Conversamos com os gestores e aceitamos fazer parte dessa atividade. Todos abraçaram a ideia e trouxe para a gente belos frutos, pois garantiu a cada criança o direito de voz e direito de ouvir”.

A atividade

Depois das falas, foram abertas rodadas de perguntas em que os alunos apontaram questões sobre melhorias nas diversas áreas como trânsito, saúde, educação, transporte, mobilidade urbana, entre outras.

Pedro, de 9 anos, foi o primeiro aluno a perguntar para o prefeito. Ele questionou se existia a possibilidade de aumentar as linhas de ônibus e diminuir a tarifa. Na resposta, Kiko explicou que existe um contrato com a empresa, firmado em 2010 e que não pode ser rompido, pois haveria um custo para a prefeitura. Ele falou que para fiscalizar melhor a administradora dos ônibus da cidade, foram instalados GPS nos ônibus e, por meio de um aplicativo, é possível ver o horário do ônibus e local onde está o ônibus. “Além disso, vamos estudar uma reorganização das linhas da cidade, avaliando o crescimento dos bairros, para que as linhas atendam melhor os munícipes”, disse Kiko.

Isabela, também de 9 anos, perguntou sobre a questão de infraestrutura e como resolver os esgotos a céu aberto. O prefeito explicou que a Sabesp, está construindo no município um coletor tronco de esgoto, para que esse esgoto seja direcionado para a estação de tratamento, para que haja um cuidado. Segundo ele, depois disso, o esgoto tratado será devolvido para o rio, tentando assim limpar os rios da cidade. “A meta é que até o final de 2020 seja possível levar a coleta de escoto para 90% da população e consiga tratar pelo menos 60% do esgoto que é gerado na cidade”, afirmou o prefeito.

Além disso, nos outros assuntos abordados, o prefeito também respondeu questões sobre coleta de lixo, trânsito e sinalização da cidade e falou sobre oficinas culturais e esportivas disponibilizadas pela prefeitura, tanto no Centro Cultural, como no Centro de Iniciação ao Esporte, parque, entre outros equipamentos público.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)