O Festival de Inverno começou: confira as atrações da primeira semana

O mês de agosto chegou e com ele o Festival de Inverno 2017. A primeira atividade foi realizada na quinta (03), com o Fórum Municipal de Cultura, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. Além dela, a programação conta com outras apresentações para todos os gostos: música, teatro, oficina de circo, entre outras.

Vale ressaltar que todas as atividades são de classificação livre e têm entrada gratuita.

Confira abaixo a programação do Festival para esta semana

Sexta-feira, 4 de agosto

As aventuras de comadre Fulozinha
Horário: às 14h
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro

Atividade: é um espetáculo teatral que tem o objetivo de apresentar uma lenda folclórica, relacionada a um recorte histórico nacional e aos valores humanos. A peça conta a história de uma índia que se perdeu na mata e acabou morrendo de fome, depois ela virou um espírito brincalhão e protetor da floresta. Usando a lenda e a história de dois meninos escravizados e um capataz no período colonial, o grupo busca falar sobre o folclore nacional, a preservação da natureza, a história do Brasil e valores morais. Os temas apresentados na peça são pedagogicamente importantes para a formação intelectual dos participantes.

Aula Show de circo com Mateus Laurini
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro

Atividade: workshop de circo acrobático contemporâneo e aula experimental com malabares e humor.

Brincantes Ambulantes – Teatro Girandolá
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro

Atividade: com poesia, música e muita alegria, Maria das Palavras (Fabia Pierangeli), João do Balão (Gilberto Araújo), Ana Cata-Lembrança (Meire Ramos) e Reymundo Rimador (André Arruda), percorrem ruas e praças numa intervenção, onde os personagens seguem espalhando poesia e tudo vira motivo para uma troca afetiva.

Sábado, 5 de agosto

Coral da Cultura
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro

Atividade: os alunos das oficinas culturais de Canto e Coral fazem apresentação.

Sevirismo – Teatro Girandolá
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro

Atividade: sete retirantes nordestinos buscam um lugar para refazer suas vidas e nessa saga, a criatividade e o improviso são ingredientes essenciais para a solução dos problemas que aparecem. Sevirismo apresenta, de maneira divertida, a arte milenar de “se virar”, as técnicas aprimoradas de “dar nó em pingo d’água”, desenvolvidas cotidianamente pelo povo que vive nas periferias do Brasil.

Orquestra de viola caipira
Local: Pirapora do Bom Jesus – Romaria
Endereço: Pirapora do bom Jesus

Atividade: Orquestra de Viola Caipira de Franco da Rocha faz apresentação especial em homenagem ao compositor franco-rochense Ranulfo Farias.

Domingo, 6 de agosto

“Histórias de terror e mistério” Cia Bisclof – contação de histórias
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro

Atividade: na peça, viajaremos pelo universo tenebroso das histórias de terror, para que todos saibam e percebam, que o medo está na nossa própria imaginação. Selecionamos histórias que tem o medo como pretexto para tratar de temas que vão muito além do susto. Por exemplo, na história autoral “A Arca Mágica de Seu Ilídio”, falamos da importância de não deixar morrer a tradição de contar histórias, lendas e mitos para que não sejam esquecidos. “A Bruxa Salomé”, inspirada no livro homônimo da escritora americana Audrey Wood, é uma história de suspense que relata a importância da família e do amor materno representado por uma mãe que tenta salvar os seus sete filhos da terrível Bruxa Salomé. Além dessas, outras histórias serão contadas no evento.

Intervenção Literária – “Livroteca – Histórias que cabem na palma da mão” Cia. Bisclof
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro

Atividade: é uma intervenção literária na qual dois artistas caminham entre o público carregando instrumentos musicais e um livro cada um. Mas estes não são livros tão comuns…Dentro deles há uma “mini biblioteca” repleta de livrinhos que cabem na palma da mão. O público é convidado a escolher um livrinho e descobrir qual história há dentro dele. Estas pequenas histórias serão contadas utilizando música ao vivo, instrumentos de efeito, teatro de animação, entre outros elementos artísticos.

Banda Venetta
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro

Atividade: A Venetta é uma banda formada por amigos com vontade de se expressar sobre vários temas em canções. Eles sempre quiseram tocar juntos, mas só agora, com o tempo e a vida eles conseguiram se unir. O som é uma mistura de rock, pop e groove. Para compor todo o repertório,também incluíram músicas que estão em evidência e que contribuíram para a formação da banda.

Zeca Aquino e Banda
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro

Atividade: conhecido no meio artístico como o músico que virou juiz, Zeca Aquino integrou as bandas Álamos, Galaxys, Beatnicks e Rockfeller. Foi segundo lugar no festival universitário da canção da extinta “TV Tupi”, em 1973, com a canção “Toada”. Fez parcerias com diversos músicos. Em carreira solo, lançou inúmeros CD’s. Atualmente está em fase de finalização de seu mais novo trabalho, o CD “Essa é minha praia”. Dedica toda a renda dos shows e venda dos CD’s a entidades beneficentes, tais como Associação Cruz Verde e Casa de Dom Inácio.

(Texto: Karen Moraes – Arte: Dalmir Junior)