PPA Kids: pequenos franco-rochenses contam com mais um dia de cidadania e participação

Mais uma atividade do PPA Kids foi realizada nesta segunda-feira (08), abrindo assim a semana e também um novo ciclo de encontro com os pequenos estudantes franco-rochenses, para discutir o futuro do município.

A manhã dos alunos da EMEB Arnaldo Guassieri começou diferentemente do que ocorre normalmente, com aproximadamente 200 estudantes das terceiras, quartas e quintas séries do ensino fundamental, aguardando a chegada do prefeito Kiko Celeguim, para discutir a Franco da Rocha dos próximos anos, em especial a região da Vila Lanfranchi e Parque Lanel. Veja fotos da atividade

No encontro, os jovens franco-rochenses apresentaram questões relacionadas a diversos pontos considerados de importância por eles e seus familiares. As principais preocupações estão relacionadas com a educação, trânsito, segurança, saúde, cultura e infraestrutura.

Em sua fala, o prefeito Kiko Celeguim ressaltou a importância desse tipo de atividade na escola. “Vocês não têm ideia da importância que vai ter isso na vida social e na mentalidade política de cada uma dessas crianças. Não é mapeamento de questão ideológica ou partidária, mas sim na questão de participação na discussão de problemas”, afirmou.

Após a fala, os alunos levarem seus questionamentos. Kiko respondeu um a um, procurando encontrar as soluções dos problemas apresentados.

No período da tarde

O PPA Kids foi realizado na EMEB Paulo Cardoso de Azevedo, com a participação de aproximadamente 450 crianças, sendo alunos do 1º ao 5º ano.

Localizada no bairro do Monte Verde, a escola tem 14 turmas em cada período (manhã e tarde). O encontro começou às 14h e durou cerca de uma hora e meia.
Veja fotos da atividade

A diretora Silvia Macedo, contou como foi a preparação das crianças para o evento. “Nós definimos alguns alunos dos 4º e 5º anos para fazerem as apresentações e as perguntas de hoje”.

O prefeito Kiko Celeguim foi recebido com a animação das crianças que aguardavam ansiosas. Entre os principais temas abordados no encontro estão: meio ambiente, lazer, emprego, educação e tecnologia e também segurança.

“Pelo que eu pude perceber até aqui, o conteúdo das perguntas, os questionamentos nas escolas são muito legais e está contribuindo muito para que a gente renove o nosso compromisso com a cidade”, ressaltou o prefeito Kiko.

Além disso, Kiko também orientou os pequenos a reclamarem quando algo na escola não estiver bom, porque assim é possível melhorar a educação no município e consequentemente a de cada um deles.

(Texto e foto: Thiago Lins com colaboração de Karen Moraes)