Assinatura de Convênio permite parceria da prefeitura com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O prefeito Kiko Celeguim participou nesta terça-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes, da assinatura de convênio com o Governo do Estado de São Paulo para oficializar a parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que atua para reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito até 2020.

Com este programa, a prefeitura poderá investir em projetos de trânsito melhorando a sinalização, com pintura de faixas, novas placas, garantindo assim mais segurança tanto aos motoristas quanto aos pedestres. Além disso, também será feita uma campanha de conscientização alertando sobre cuidados necessários ao volante.

Vale ressaltar que o apoio financeiro do Governo do Estado é todo proveniente de multas aplicadas pelo Detran.SP e será revertido para a realização de obras com o objetivo de diminuir os acidentes e consequentemente salvar vidas.

Segundo o Secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Renelis Pedroso, Franco da Rocha ingressou no Movimento, por ter feito um projeto detalhado, detectando os locais de risco de acidentes no município e fazendo esse processo andar até a atual assinatura, que vai permitir dar início a obras que melhore e organize ainda mais o trânsito.

O projeto

O convênio fornecerá auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária de cada um dos municípios selecionados, também dando apoio financeiro para a realização de ações para reduzir mortes no trânsito.

Franco da Rocha terá mais de 800 mil reais de investimento para realizar melhorias no trânsito com obras, novas sinalizações e uma campanha de conscientização. A coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Silvia Lisboa, falou sobre a importância das cidades que ingressaram neste programa. “Esse é mais um passo importante para reduzirmos os acidentes. Além dos recursos que viabilizam projetos estruturais e conscientização dos motoristas, a parceria com o Governo também inclui a troca de conhecimentos técnicos e a busca de parcerias para um trânsito mais humano e seguro”.

Número de acidentes

No último dia 19, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito divulgou estatísticas sobre acidentes e óbitos no primeiro semestre. Foram registradas 2.753 fatalidades em todo Estado, redução de 3,8% e 108 vítimas a menos na comparação com 2016 (2.861).

Já para os acidentes com vítimas, que incluem também ocorrências sem fatalidades, houve redução de 5,2% no semestre, com 4.934 casos a menos (89.273 em 2017 e 94.207 em 2016). Em junho, foram 15.897 ocorrências, com redução de 1%.

Mais informações sobre esses números é possível encontrar no site http://www.infosiga.sp.gov.br/

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)