Quadra de ouro: futsal franco-rochense conta com uma geração de craques

O futsal franco-rochense terminou o primeiro semestre com um título e um vice-campeonato em dois torneios que disputou. Esse resultado expressivo acontece graças a força de um elenco com grandes jogadores.

Entre todos os ótimos atletas que fazem parte da seleção franco-rochense, dois deles estão se destacando ainda mais, um é o ala José Marcos Soares, o Ceará e o outro Leandro Leite.

Ceará, o craque de sua geração

José Soares, de 21 anos, veio para Franco quando tinha apenas sete anos de idade, onde ganhou o apelido que passou a ser conhecido no bairro e entre os colegas de equipe. “Eu sou natural de São Bento do Una, mas quando cheguei no Jardim Cruzeiro já tinha um menino apelidado de Pernambuco. Para não ficar dois começaram a me chamar de Ceará e pegou”, diverte-se.

A sua trajetória no futsal começou tarde, aos 14 anos. Quando completou 16 realizou uma peneira e já foi escalado para treinar e jogar pela equipe sub-17 de Franco da Rocha. Com grande destaque, Ceará já disputou torneios federados pelo São João, tradicional equipe de futsal de Jundiaí.

De volta ao futsal franco-rochense o atleta foi convidado para participar dos Jogos Regionais. Além disso, conquistou o direito de liderar a jovem equipe ao vice-campeonato da competição. “Foi uma surpresa poder ser o capitão do nosso time e representar Franco mais uma vez em um torneio tão importante”, afirma.

Em sua passagem na competição, em seis partidas o ala deixou números expressivos, marcando quatro gols e dando outras quatro assistências para os companheiros de equipe.

A participação nos Regionais foi bastante puxada e José Soares conta qual foi o jogo mais marcante do campeonato. “Com certeza foi a semifinal, quando jogamos contra o São José. Era o time a ser batido no torneio, demos o nosso sangue para vencer, chegamos no alojamento e precisamos fazer gelo, pois estávamos sofrendo com muitas cãibras”, relembra.

Agora o projeto de Ceará é se preparar para os Jogos Abertos do Interior, que acontece em novembro, em Sorocaba. “É muito gratificante representar a nossa cidade e estar com os amigos em mais uma disputa” finaliza.

Leandro Leite, o artilheiro

Natural de Franco da Rocha e morador da Vila dos Comerciários, Leandro Antunes Neris Leite, de 18 anos, iniciou a vida no futsal mais cedo que seu companheiro de equipe, quando ingressou no esporte aos nove anos de idade.

Com essa idade, fez também a peneira para as equipes de base de Franco da Rocha, no ginásio Paulo Rogério Seixas, onde foi aprovado e já começou a treinar no time sub-09, na posição de pivô.

Desde então já se passou quase uma década e o jovem franco-rochense continua defendendo as cores de sua cidade. Somente em 2017 conquistou o título do Campeonato Metropolitano sub-18 e o vice-campeonato nos Jogos Regionais.

No Metropolitano, aliás, Leandro foi escolhido para a seleção do campeonato, onde se destacou ao marcar sete gols e ter dado seis assistências. No campeonato, a partida pelo título marcou a carreira do atleta. “A final contra a Liga Leste foi o jogo mais importante desse torneio. Apesar de vencermos por 5×1, foi um jogo bem complicado. Na partida eu tive a felicidade de marcar dois gols e ajudar o time a conquistar o título”, afirma.

O segundo desafio em 2017 foi nos Jogos Regionais, onde Leite marcou cinco gols e realizou três assistências para os colegas de equipe. O duelo mais importante para o jogador, assim como o amigo Ceará, foi contra São José. “Foi um jogo extremamente difícil e muito puxado. A jogada mais marcante, para mim, foi quando eu marquei um gol de cavadinha e conseguimos virar o jogo”, explica.

Para Leandro Leite, o próximo desafio já se inicia no final de agosto, quando começa a disputa do Campeonato Estadual sub-18. O primeiro desafio será contra o time do São Paulo. “Nós chegaremos como uma potência na competição devido aos resultados do primeiro semestre. Vamos trabalhar bastante para chegar entre os melhores”, afirma.

O último torneio do ano acontece em novembro, nos Jogos Abertos do Interior e Leandro fala sobre a importância de representar Franco da Rocha nas quadras. “É maravilhoso vestir a camisa e defender minha cidade. Dá mais força e vontade de jogar quando defendemos Franco e quando a gente conquista títulos é ainda melhor”, finaliza.

Técnico fala sobre a qualidade dos atletas

Responsável por comandar as equipes nas disputas dos campeonatos, o treinador Tiago Mariano conta um pouco das características mais marcantes de seus jogadores, começando pelo Ala Ceará. “Ele tem muita experiência, liderança, poder de decisão e humildade. Ele é o grande craque da nova geração de jogadores franco-rochenses”.

Sobre o Pivô Leandro, Tiago Mariano destaca a importância do atleta. “É um jogador de decisão, muito técnico e extremamente fundamental para a equipe. Acredito que dentro de pouco tempo ele vai estourar no esporte”, explica.

Com essa nova geração em quadra, não será novidade se mais um franco-rochense se tornar um jogador profissional. Desde que iniciou o trabalho no município, o treinador já viu quatro atletas indo para equipes da elite do futsal.

(Texto e fotos: Thiago Lins)