Crianças da EMEB Claudio Fernando dos Santos dão sugestões para melhorias na Vila Eliza

Mais uma atividade do PPA Kids foi realizada nesta sexta-feira (18) e, desta vez, o palco da discussão foi na EMEB Claudio Fernando dos Santos, que fica no bairro da Vila Eliza.

O encontro contou com a presença de aproximadamente 40 crianças, que integram os níveis um e dois, de 4 a 5 anos, e deram sugestões para melhorias na cidade, além de solicitar algumas intervenções no bairro. Confira fotos da atividade

A primeira criança falar com o prefeito foi o menino Miguel, que quer novos brinquedos para a unidade. Na sequência, foi solicitada uma ampliação da EMEB, para que tenham novas salas e mais espaço aos alunos. Além disso, entre as questões abordadas, os pequenos pediram por mais livros, segurança, melhorar a iluminação pública do bairro.

O diretor da unidade, Gilson Rodrigues, contou sobre como foi a primeira parte do PPA, quando as crianças, com a ajuda dos pais e professores, pensaram o que queriam para a escola, bairro, entre outras questões, em 2021. Um portfólio com todo o trabalho realizado ao longo dos últimos meses foi entregue para a Secretária da Educação, Renata Celeguim.

Com a fala, o prefeito Kiko Celeguim aproveitou para esclarecer os assuntos e dar atenção para cada criança. Ele garantiu que haverá a compra de livros e novos brinquedos para a unidade, conforme solicitado, até o final deste ano. Também comentou que a prefeitura estuda a ampliação da unidade e a construção de uma nova, ao lado da escola estadual Ivone dos Anjos. O prefeito contou aos presentes sobre a reforma no campo do S.A.V.E, que vai permitir que os alunos da EMEB possam ter a oportunidade de participar de oficinas de esporte.

Kiko ainda parabenizou os responsáveis pela escola pela adesão ao projeto e avaliou as perguntas das crianças. “Elas têm uma ótima percepção do que acontece na cidade e esse exercício é fundamental, pois vai além da função de responsabilidade de lecionar em sala de aula, visto que os professores estão plantando uma sementinha para a construção de cidadania, para que no futuro, eles tenham isso de maneira muito forte no dia a dia, de reivindicar as ações nas escolas, no bairro, se formando como pessoas mais participativas, que pensem mais no coletivo e não só na construção de famílias e suas carreiras”.

Sobre a unidade

A EMEB Claudio Fernando dos Santos sofreu um incêndio em 2014 e a prefeitura teve que refazer o telhado da unidade. Além disso, também foi necessário fazer a colocação de pisos, reforma na cozinha, criação de acessibilidade, pintura e implantação de um playground e a entrega das melhorias aconteceu em junho de 2016. A unidade atende, ao todo, 120 crianças.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)