No CSU, Oficina reuniu curiosos que aprenderam os Ritmos do Maracatu

No sábado (19), aconteceu a Oficina Cultural de Ritmos de Maracatu, no salão do Centro Social Urbano (CSU), que fica localizado no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais. Com início às 15h, a atração, que fez parte da programação do Festival de Inverno 2017, contou com a participação de pessoas que nunca haviam tocado um instrumento musical, mas também de alunos das oficinas de percussão da cidade.

Com aproximadamente 20 pessoas, a aula tinha o objetivo de colocar os participantes para tocar todos os instrumentos disponíveis no local. A produtora do Mangue B, Christine Avedikian, explicou que a oficina é de Ritmos de Maracatu, mas também envolve outros ritmos de matriz africana, como por exemplo, Ijexá, coco e ciranda. “O som do grupo faz a mistura do rock com esses ritmos tradicionais, que é uma influência da contracultura dos anos 1990”, afirmou a produtora

Os quatro professores da atividade, integrantes do Grupo Mangue B, conduziram a oficina e, um deles, Gabriel Toledo, está a frente de dois tradicionais blocos do carnaval de São Paulo, o Unidos Venceremos e o Kaya na Gandaia.

A oficina era também um convite à população para o show do Mangue B, que aconteceu na noite de sábado no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. A aula foi livre e de essência orgânica, ou seja, o participante tinha a liberdade de escolher qual instrumento ele se sentia mais à vontade para tocar, podendo inclusive trocá-lo a qualquer momento da aula.

O professor de percussão, Ivan Silva, ressaltou o nível de conhecimento dos alunos que estavam presente na oficina. “Eles têm uma consciência rítmica muito boa”, concluiu. Christine completou ainda. “O importante da oficina foi colocar as pessoas para vivenciar o Maracatu e fazer com que elas sentissem suas respectivas afinidades com cada instrumento musical”.

(Texto e foto: Karen Moraes)