Buscar conforto, mobilidade e segurança foram os objetivos da palestra de Ergonomia

O que é ergonomia? A pergunta iniciou mais uma palestra da Semana Interna de Saúde e Segurança no Trabalho, para os servidores públicos municipais.

O tema desta quarta-feira (23), “Ergonomia e seus benefícios”, foi ministrado pelo Fisioterapeuta do trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Márcio Nagashima.

De forma dinâmica e ilustrativa, o palestrante explicou sobre a ligação de fatores humanos, organização e tecnologia com o ambiente profissional. Confira como foi a atividade

Com a ergonomia fazendo parte do dia a dia profissional de todos, Márcio ressaltou exatamente do que se trata o termo e como deve funcionar. “A ergonomia deve ser pensada individualmente e na medida do possível”.

Segundo o dicionário, ergonomia é o conjunto dos estudos que têm por objeto a organização do trabalho em função do fim proposto e das condições de adaptação do homem ao seu trabalho.

Durante o encontro, o palestrante lembrou também de três pontos importantes da ergonomia, sendo ela organizacional para que as pessoas usem um método de trabalho mais viável e com um menor gasto de tempo, cognitiva para que não haja desvio de funções e, por fim, física, evitando os fatores de riscos para a saúde.

As palestras têm esclarecido questões das necessidades da saúde do servidor, como comentou Andressa Santos, Gestora de pessoas. “Esses temas são importantes para melhoria do ambiente de trabalho. É importante que vocês levem o que aprenderam e passem as informações para todos do setor”.

Próxima atividade

Na quinta-feira (24), às 10h, os servidores poderão acompanhar a palestra sobre “Drogas lícitas e não lícitas”, que acontecerá no auditório da Secretaria da Educação, na rua Cinco de Maio, nº 97, Centro.

(Texto e foto: Gabriella Oliveira)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).