Orçamento do Estado para o próximo ano passa por discussão em Franco

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), realizou na manhã desta sexta-feira (25), na Câmara Municipal de Franco da Rocha, mais uma edição de Audiência Pública, para discutir o Orçamento Estadual para o ano de 2018.

A partir desses encontros que estão acontecendo por todo estado (Franco recebeu a quinta atividade), as sugestões da população são enviadas para a Comissão de Finanças do Orçamento da Alesp, presidido pelo deputado estadual Ênio Tatto.

Após essa etapa as propostas, em relatório, são encaminhadas para os 94 deputados da casa, que podem escolher os projetos que decidirem importantes para uma região.

Audiência em Franco

Essa ação de ouvir de perto os moradores de todas as regiões do estado vem acontecendo há 13 anos, entretanto, pela primeira vez o município de Franco da Rocha foi escolhido para sediar o encontro.

A mesa de autoridades foi formada pelo presidente da Comissão, o deputado Ênio Tatto, o também deputado Alencar Santana, além dos prefeitos Kiko Celeguim, Gerson Romero (Caieiras) e Renata Sene (Francisco Morato) e dos vereadores Eric Valini e Neiva Hernandez.

Na abertura da Audiência Pública do Orçamento, o deputado Ênio Tatto falou um pouco sobre o procedimento que acontecerá após os debates. “Tudo aquilo que foi colhido nas audiências públicas de São Paulo, como essa aqui, será transformado em emendas e aí a gente vai lutar para atender as emendas que forem sugeridas nessa audiência realizada aqui em Franco da Rocha”, afirmou.

A plenária da Câmara contou com grande presença, entre autoridades do município, de cidades vizinhas e da população civil em geral.

Entre as sugestões apresentadas na audiência estiveram com destaque as áreas da educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e cultura. Alguns dos pontos levantados para o orçamento do próximo ano, para toda a região, estão a ampliação da Rodovia Tancredo Neves, construção de um Ambulatório Médico de Especialidades regional (AME), ampliação do efetivo da Polícia Militar em Franco da Rocha, por conta da alta população carcerária, além da conclusão da obra da estação de trens de Francisco Morado, ampliação dos recursos para a Delegacia da Mulher, inclusão de 100 milhões para o Programa de Ação Cultural (ProAc), entre outros assuntos.

Entretanto, quem não pôde participar do encontro pode encaminhar a sugestão, até o dia 13 de outubro, por meio do site www.al.sp.gob.br , o portal da Alesp. Basta clicar no link “AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO ORÇAMENTO” (https://www.al.sp.gov.br/alesp/audiencia-publica/?id=100), localizado na parte direita central do site.

Também estiveram presentes no encontro os vereadores Alex Caixa, Alex do Posto, George, Josineto, Valdir da Santa Casa, Emerson Gêmeos, além de parlamentares das cidades vizinhas. Muitos deles, inclusive, deixara suas sugestões de melhorias para Franco e região.

(Texto e foto: Thiago Lins)