Franco Festival de Churrasco premia amadores e profissionais do ramo

O cheiro de churrasco tomou conta do parque municipal Benedito Bueno de Morais, com a competição Franco Festival de Churrasco, que reuniu competidores profissionais e amadores apresentando seus melhores pratos para a população e também para os jurados. O evento fez parte do Festival de Inverno, promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que aconteceu durante todo o mês de agosto.

Na sexta (25), as equipes participantes venderam seus pratos para o público no parque, que acompanhavam o show da Banda Detonautas. Antes a apresentação no palco ficou por conta do grupo franco-rochenses, Audiozumb.

No sábado (26), foi a vez dos amadores e amantes de churrasco, apresentarem a técnica para assar uma boa carne e deixar ela no ponto certo. Ainda no sábado, houve uma competição para saber quem conseguia comer mais hambúrguer. Já no domingo (27), os profissionais deram um show e apresentaram o melhor do churrasco brasileiro. Veja fotos desse dia

A vez dos chefs

As equipes profissionais tomaram conta do parque e fizeram seus melhores pratos. No evento, participaram as equipes DePrascidelli, de Barueri, Wl Kaftas, de Cotia, Sal Grosso e Breja, de Osasco e Rancho Maiado, de Monte Sião, em Minas Gerais.

Os times tiveram tempo livre para entregar os pratos, que eram encaminhados para a avaliação dos jurados na seguinte sequência: vegetariano, bovino, suíno e ave. Foram avaliados sabor, temperatura, textura e apresentação dos pratos entregues.

Confira as fotos do torneio profissional

Avaliação e premiação

Um grupo de juízes técnicos altamente qualificados escolheram o melhor competidor.

O primeiro a receber o troféu, na categoria melhor vegetariano, foi a equipe DePrascidelli. Na sequência, o título de melhor churrasco de carne bovina foi para a equipe Sal Grosso e Breja, que apresentaram uma costela. Na categoria de aves, a equipe DePrascidelli também levou a melhor.

Ao final, somando 212,5 pontos, pela carne suína apresentada, DePrascidelli foi considerado a equipe de melhores churrasqueiro no torneio de Franco da Rocha, conquistando a vaga na etapa do Campeonato Brasileiro de Churrasco.

Veja como foi a premiação

O Chef Madson Bessam, participante do programa BBQ Brasil, avaliou os pratos dos profissionais e aproveitou para falar sobre a competição realizada em Franco da Rocha. “Foi um prazer avaliar o que foi feito aqui. Espero que os competidores tenham bons fluídos daqui em diante e possam construir uma carreira profissional dentro da gastronomia. É um amor o que a gente faz e tem que se dedicar cada dia mais até o fim da vida”.

Comemoração

Denilson Prascidelli, chef responsável pela equipe campeã, contou sobre o começo de sua paixão pelo churrasco. “Estou entrando com amor e o coração nesta profissão de churrasqueiro. Adoro o que faço e, em toda a festa de amigo, parente ou conhecido, o pessoal me pede para assar uma carne, então deve ser bom, né?”, brincou.

O ganhador também elogiou o apoio da Associação dos Churrasqueiros do Brasil, “É um grande trabalho que estão fazendo para fortalecer a culinária Brasileira e tenho certeza que o primeiro prato do brasileiro é o churrasco, ou seja, precisa ganhar o mundo”.

Prascidelli também comentou sobre a experiência na competição. “Essa já é a segunda etapa que estou participando. Na primeira, fiquei em segundo lugar, em Araraquara. Agora fui campeão”.

Questionado o que levou ao título na competição, ele afirmou que o amor, o coração e o prazer de poder fazer alguma coisa especial para servir a alguém, como se fosse para você foi o segredo e ainda projetou os próximos passos na competição. “Esse primeiro lugar nos proporcionou provar que realmente temos condições de ir para cima, ganhar essa etapa, e representar o Brasil na Irlanda, em um grande concurso. Se eu for, tenho certeza que representarei todos da Associação”.

Avaliação da competição

André Vieira, mais conhecido como André Bola, chef convidado para avaliar os pratos que tem um programa sobre churrasco no Alpha Channel, falou sobre o torneio e a da Associação. “É uma competição muito bacana, além da criação da associação, para que o churrasco fique caracterizado. O churrasco precisa dessa associação para organizar competições e levar o prato para ser mundialmente conhecido”.

Bola aproveitou para elogiou a parceria que tornou possível o evento em Franco da Rocha. “Agradecemos a prefeitura que entendeu a ideia e abraçou. O churrasco nunca teve tanta evidência como tem agora. A prefeitura abriu as portas para o Festival e colocou dentro da programação do Festival de Inverno, junto com a etapa de skate”.

Além da prefeitura, as empresas Sabor de Fato e Franco Carnes também colaboraram para a realização do evento.

Confira abaixo as equipes profissionais vencedoras:

1º Lugar – DePrascidelli
2º Lugar – Sal Grosso e Breja
3º Lugar – Wl Caftas

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)