Começaram os Jogos Escolares

A manhã de quarta-feira (30) foi marcada pela realização de um grande evento, que culminou na abertura oficial dos Jogos Escolares de Franco da Rocha.

A cerimônia foi realizada no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, dentro do ginásio Paulo Rogério Seixas, que teve suas arquibancadas tomadas por centenas de estudantes e profissionais da rede estadual de Educação.

Para iniciar o evento, foram chamados representantes de cada uma das 15 escolas que participarão dos Jogos Escolares em 2017, em um desfile com as alunas da ginástica rítmica da prefeitura, carregando o estandarte com o nome dos colégios.

Acesse as fotos do evento

Na sequência as autoridades presentes conversaram um pouco com o público, ressaltando a felicidade de poder proporcionar a 3ª edição dos Jogos Escolares, após mais de uma década sem a realização da competição no município.

Em sua fala, o prefeito Kiko Celeguim lembrou do empenho da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, para realizar mais uma vez o evento esportivo. Além disso, também falou sobre a empolgação dos jovens participantes do torneio. “Eu fico muito satisfeito em ver a juventude reunida para uma festa importante como essa, que é a superação que é o esporte, essa relação de amizade e a disputa sadia entre as escolas”, afirmou.

Ainda em seu discurso, o prefeito revelou a torcida para o crescimento dos Jogos Regionais. “Que nos próximos anos seja cada vez melhor e maior esse evento”, finalizou.

Além do prefeito Kiko Celeguim, prestigiaram o evento os vereadores Josineto, Pablo Cunha, Neiva Hernandez e Valdir da Santa Casa. Também estiveram presentes a secretária Adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Silmara Ciampone, o diretor de Esportes, Anderson Boassi e o diretor de Trânsito, Rommeu Silva.

Apresentação e jogos

Após a fala das autoridades, as alunas da Ginástica Rítmica que treinam no Ginásio Carlos Vicente Ferreira (antiga Quadra Azul do Cruzeiro) se apresentaram para o público. Depois, o atleta Olímpico Peterson Santos, fez o Juramento dos Atletas, para na sequência o prefeito Kiko declarar aberto os Jogos Escolares.

Com o fim da cerimônia, a bola rolou na quadra do Paulo Rogério, com a primeira disputa dos Jogos acontecendo no Basquete masculino, com a equipe do Befama derrotando por 66×2 o time da escola Pedro Lelis.

Na sequência, foi a vez do Futsal masculino ter sua primeira disputa, com os garotos da escola Kátia Maria derrotando por 4×1 os alunos da Adail Jarbas Duclos.

A competição vai continuar rolando durante todo o mês de setembro, com as outras modalidades que ainda não tiveram partidas, como o Voleibol, Handebol, Atletismo, Tênis de Mesa, Xadrez e Damas.

Professores, alunos e familiares comentam a expectativa para os Jogos Escolares

Além dos alunos e familiares, também participaram professores, coordenadores e diretores das escolas estaduais na abertura dos Jogos Escolares. Os educadores, aliás, contaram um pouco da expectativa para o torneio e do ânimo dos estudantes em participar de mais uma edição do torneio em Franco da Rocha.

Professor do Befama, José Mario falou sobre a preparação dos atletas. “Hoje trouxe 200 alunos, contando com os que estão na torcida. Para jogar são 11 estudantes do time de Basquete. A turma está muito empolgada com os jogos, para ganhar mais um ano, já que no ano passado ficamos em segundo lugar na classificação geral. Neste ano eles têm o objetivo de ficar em primeiro lugar”, afirmou.

Rebeca de Queiroz Alencar, coordenadora do Befama ressaltou a importância da competição. “A atividade que está acontecendo hoje é extracurricular, trazer os alunos aqui é muito importante para a cultura deles de conhecer e interagir com outras escolas. Muitas vezes os pais não permitem que eles saiam, mas com a escola eles autorizam”, revelou.

Já a mãe das alunas da escolinha de Ginástica Rítmica de Franco, não escondia a emoção de ver suas filhas gêmeas participando da abertura do evento. “Eu me sinto muito orgulhosa em ver minhas filhas participando de uma atividade que é fruto de uma boa administração que valoriza o esporte. Minhas filhas se prepararam muito para essa abertura. É uma emoção grande vê-las aqui”.

Uma das representantes do Rituco Mitani, Vivian Oliveira falou dos objetivos da escola para esse ano. “Os alunos estão muito empolgados com os Jogos. Nesta edição conseguimos formar equipes para quase todas as modalidades. Vamos vir com força para a disputa”, explicou.

Já o professor Marcos Fernando, da escola Vereador Luiz Alexandre destacou o esforço para que os estudantes participassem da disputa. “Nós treinamos na medida do possível, devido as condições do espaço. Eles aprendem também a teoria, assistindo vídeos e por meio de conversa. Acho importante trazer os alunos aqui, para que eles saiam do meio que vivem. Assim eles podem conviver com outras comunidades, se adaptando para a vida adulta”, finalizou.

Representando a escola Adail Jarbas Duclos, o professor José Antônio Panico Junior e Olga Beltrame explicaram sobre a preparação para os jogos. “Temos todas as turmas de treinamento na escola e o torneio é uma boa hora para testar o que eles aprenderam, já que o nível da competição aqui é muito forte. Além disso, os alunos estão muito empolgados com fazer o jogo de abertura do torneio”, finalizou.

Participando do jogo inaugural de Basquete, o atleta João Vitor falou da expectativa em conquistar o título da modalidade. “Espero que depois do jogo de hoje a gente continue forte na competição, pois estamos almejando o primeiro lugar. Nós treinamos bastante para estar aqui. Viemos para deixar a nossa marca”, afirmou, pouco antes do seu time vencer a partida por 68×2.

(Texto: Thiago Lins e Gabriella Oliveira – Fotos: Orlando Junior)