Um dia para debater a literatura no âmbito escolar da cidade

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Educação, promoverá o I Colóquio Linguagens na Educação “O lugar da literatura na educação escolar”. O evento acontecerá no próximo sábado, dia 02 de setembro, em dois horários: das 09h às 12h e das 14h30 às 16h30.

No período da manhã, o encontro será realizado no prédio da Secretaria, localizado na Rua Cinco de Maio, 97, onde acontecerão conversas temáticas. No período da tarde, a atividade é no Centro de Vivência em Múltiplas Linguagens Raimunda Assunção dos Santos, que fica no Complexo Hospitalar do Juquery, com a realização de atividades culturais.

Podem participar: professores e profissionais da educação básica – ensino fundamental, níveis I e II, das redes municipais de Franco da Rocha e região. Também poderão participar professores do ensino fundamental e médio de outras redes de ensino. É necessário preencher a ficha (anexa à esquerda) e enviá-la no endereço inscreve.coloquio.@gmail.com.

Esse congresso também tem a parceria do Grupo de Pesquisa Linguagens na educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Os participantes do I Colóquio receberão certificado correspondente ao número de horas do evento, mediante assinatura da lista de presença.

Confira a programação:

08h30 às 09h30 – Abertura oficial do I Colóquio
09h30 às 09h50 – Apresentação dos projetos do Núcleo Pedagógico da Secretaria da Educação de Franco da Rocha – Núcleo de Gestão Pedagógica e de Avaliação dos Resultados

das 10h às 12h

➡ Conversa 1: Questões de Leitura
A temática central dessa conversa é a LEITURA LITERÁRIA, vista e tratada em diferentes aspectos, que vão desde os percursos pessoais de leitura do professor até a reflexão sobre as relações que se estabelecem entre o leitor e o texto.

➡ Conversa 2: Questões de Escrita
O objetivo central dessa conversa é a ESCRITA LITERÁRIA, vista e tratada em diferentes aspectos, que vão desde os acalorados encontros de poesia falada, o papel dos exercícios teatrais e a escrita da prosa, até as questões que perpassam pelo professor-autor de literatura.

➡ Conversa 3: Tratamento da Linguagem Literária
O tema dessa conversa é a LINGUAGEM LITERÁRIA, estudada por diferentes ângulos: como ensinar linguagem figurada? Como tratar as particularidades do texto literário?

➡ Conversa 4: O espaço do livro na cultura infanto-juvenil
O centeúdo dessa conversa é o ESPAÇO DO LIVRO NA CULTURA INFANTO-JUVENIL. As questões que movimentarão a conversa relacionam-se à escolha de livros, as bibliotecas escolares e a formação do mediador de leitura.

(Texto: Karen Moraes)

Ficha de inscrição 31/08/2017