Semana da Saúde: palestra sobre drogas é oferecida na UBS do Parque Vitória

Na última quinta-feira (13) a Unidade Básica de Saúde Doutor Leopoldino José dos Passos (UBS), localizada no bairro do Parque Vitória, recebeu a palestra “Prevenção às drogas lícitas e ilícitas”, oferecida pela Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal (GCM) como parte da “Semana da Saúde”, (leia mais sobre essa atividade), que acontece de 11 a 15 de setembro na UBS.

Cerca de 40 pessoas que aguardavam atendimento médico participaram da palestra, que também é oferecida nas escolas do município.
Intitulada de “Força jovem, por uma vida sem drogas” a ideia é de levar ao conhecimento das crianças e jovens as consequências do uso da droga física, psicológica e socialmente.

A inspetora e palestrante da GCM, Conceição Gomes, abordou temas como: tipos de drogas lícitas (álcool, cigarro e medicamentos) e ilícitas (maconha, cocaína e crack); diferenças entre usuário, dependente e traficante. Ela aproveitou a oportunidade para explicar sobre a lei que rege a questão das drogas no país.

Uma forma de ajudar

Conceição lembrou que a Prefeitura de Franco da Rocha inaugurou, há dois meses, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), que tem como objetivo a atenção integral e continuada de dependentes químicos e pode ajudar pessoas na cidade que se encontram nessa condição. Lembre como foi a inauguração do espaço

“Tem gente que não entende, não quer saber, mas é importante porque nós temos filhos, netos e amigos. A gente avisa a mãe e tanta ajudar quando conhece alguém nessas condições”, declarou Dona Maria da Silva de Sá, moradora do Parque Vitória que aguardava atendimento médico e afirmou ter achado a palestra muito boa e necessária.

A gerente da UBS, Carolina Santiago, falou sobre a importância do tema em um local onde a população é considerada de alta vulnerabilidade. “Eu fiquei impressionada com a palestra. Sabemos que exitem vários locais aqui onde a droga é facilmente acessada e isso ajuda a conscientizar os jovens”, enfatizou.

Carolina explicou também que a unidade de saúde conta com o serviço de acolhimento, realizado pela equipe de enfermagem e equipe médica. “Quando a gente percebe que é um caso que o paciente tem o interesse de se tratar, encaminhamos ele para o CAPS AD”, concluiu.

Outros serviços estão disponíveis na UBS, para a população do bairro durante essa semana. Entre eles, conscientização sobre a coleta do papanicolau, rastreamento do câncer do colo do útero, mamografia, palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), saúde bucal, entre outros.

Para mais informações, os moradores podem ir até a UBS ou ainda entrar em contato no número 4800-7597.

(Texto e foto: Karen Moraes)