Centenas de franco-rochenses recebem o certificado de qualificação profissional

O Centro Cultural Newton Gomes de Sá, recebeu centenas de pessoas, na tarde de sexta-feira (15), quando foi realizada a formatura dos cursos profissionalizantes oferecidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Veja fotos da atividade

Ao todo, 505 franco-rochenses concluíram a capacitação profissional que teve suas aulas acontecendo nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também no Centro Solidário. Foram 14 cursos realizados, oferecidos para os munícipes pela Secretaria de Assistência e pelo Fundo Social de Solidariedade.

Entre os presentes, estiveram estudantes da área administrativa, com a formação em Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Assistente de Gestão Pública e Recepcionista.

Ainda entre as formações oferecidas estavam os alunos do ramo da alimentação, com os cursos Culinária Sabor Salgado, Culinária Sabor Doce e Congelamento de Alimentos. Na área da Beleza, as oficinas de Manicure e Pedicure e Assistente de Cabeleireiro. Já para quem escolheu o setor de Artesanato, estavam os formandos em Bordado, Patch Aplique e Patchwork. Para finalizar os cursos oferecidos, na área de Prestação de Serviços, os alunos que fizeram a qualificação profissional em Cuidador de Idosos e Manutenção de Celular.

A cerimônia

Para celebrar esse momento, uma grande cerimônia foi organizada no Centro Cultural, que contou com a participação de autoridades municipais, como o prefeito Kiko Celeguim e o vereador Alex Caixa, a secretária de Assistência Social Ana Maria Ribeiro, além dos formandos e seus familiares.

Após a execução do hino nacional, foi apresentado um breve vídeo com o depoimento dos estudantes e, na sequência, foi passada a palavra para os representantes do poder público. Em sua fala, o prefeito aproveitou para agradecer todos os esforços da equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para continuar oferecendo cursos importantes para a população.

Durante a cerimônia, Kiko também aproveitou para anunciar duas novidades na pasta, como a reforma e ampliação da antiga base da GCM, em frente a estação de trens, onde os integrantes da Economia Solidária poderão comercializar seus produtos, além da ampliação da Franco Arte (feira que acontece às sextas e sábados no calçadão próximo a Igreja Matriz e que agora funcionará em frente ao paço municipal), com novas barracas no local.

Ao final do discurso, o prefeito desejou todo sucesso para os formandos. “Eu queria parabenizá-los e desejar uma boa sorte nessa nova etapa da vida, com um novo diploma, uma nova formação e um novo horizonte cheio de sonhos que vocês consigam realizar”, finalizou.

Na sequência, foram distribuídos os diplomas para os alunos que participaram da solenidade e, para encerrar o evento, aconteceu um sorteio onde foram entregues brindes para os formandos.

Estudantes comemoram

O curso oferecido pela prefeitura agradou os estudantes, que elogiaram bastante o que foi passado em aula e a experiência de ter estudado mais uma vez.

Cláudia Pinheiro da Silva, de 65 anos, moradora do Jardim dos Bandeirantes falou sobre o curso de Congelamento de Alimentos, onde foi aluna. “Foi ótimo poder fazer essa capacitação. Aprendi muitas coisas novas. Eu já trabalho com pães, em um outro curso que fiz com a prefeitura. Agora esse vai ajudar no que já utilizo e consigo fazer uma renda a mais, vendendo meus pãezinhos caseiros”, comemorou.

Helena Casemiro Souza, de 77 anos, é moradora do Parque Vitória e também destaca a importância que a capacitação de Aplique teve em sua vida. “O curso foi muito bom. A professora, todo mundo que trabalha no CRAS me tratou muito bem. Além de aprender muita coisa nova, também tive a chance de interagir com novas pessoas, fazer novos amigos, isso é uma benção em nossas vidas”, concluiu.

(Texto: Thiago Lins – Foto: Orlando Junior)