Com muita sinceridade e bom humor, PPA Kids conta com presença de mais de 400 crianças na EMEB Paulo Cardoso

Na reta final do PPA Kids, mais uma escola contou com a atividade que reuniu aproximadamente 400 alunos, na EMEB Paulo Cardoso de Azevedo, que fica no bairro do Monte Verde, na manhã de segunda-feira (18). Veja fotos do encontro

O local já recebeu a atividade do PPA Kids em agosto, só que no período da tarde e reuniu centenas de crianças que fizeram suas perguntas ao prefeito da cidade, Kiko Celeguim. (Leia sobre essa atividade)

Antes dos encontros, as crianças se organizaram e elaboram as perguntas que foram feitas ao longo da atividade. (Saiba como foi a organização da escola no post feito no Blog da Educação)

No encontro, os pequenos presentes fizeram diversas questões ao prefeito nas áreas de trânsito, transporte, meio ambiente, segurança, saúde, educação, emprego e lazer.

O prefeito foi questionado sobre o atendimento especializado de saúde, por exemplo, a necessidade de oncologista para tratamento de câncer. Na resposta, Kiko explicou que para isso há um custo muito alto e que a prefeitura não teria como arcar. Mas, para colaborar com o paciente, o poder público colabora com o transporte e dá o encaminhamento para um hospital que cuide da especialidade que a pessoa precisa.

Além disso, ressaltou que em casos específicos, há a presença de um agente comunitário de saúde, que faz visita na residência e acompanha o paciente no tratamento da doença.

Também foi perguntado sobre câmeras de segurança na unidade escolar. O prefeito comentou sobre as que já estão instaladas na escola, outra na área externa que faz o monitoramento na entrada, garantindo mais segurança e prevê mais 15 câmeras na cidade, além das cerca de 30 que estão instaladas e fazem o monitoramento. Veja mais sobre o sistema de segurança na cidade.

Ao final, o prefeito Kiko também lembrou sobre alguns benefícios no entorno do bairro, como a nova UBS do Monte Verde, o Centro de Iniciação ao Esporte. Ele lembrou da mudança do plano diretor, que tem por objetivo atrair mais empresas e consequentemente gerar mais emprego, a chegada do shopping, que além de gerar mais oportunidades no mercado de trabalho, vai facilitar o acesso às lojas e o espaço do trabalhador, que conta com o PAT, responsável pela captação e direcionamento de vagas.

Sobre mais essa atividade, Kiko ressaltou a sinceridade das crianças para abordar os temas. “Isso nos reconecta com o dia a dia do bairro. É importante também para que as pessoas, no caso os pequenos, possam aprender a reservar um tempo para olhar os problemas coletivos e, não apenas os individuais”, finalizou.

O próximo encontro acontece nesta terça-feira, às 9h, na EMEB José Augusto Moreira, no Lago Azul.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)