Com apresentação jornalística, mais de 100 crianças participam de mais uma atividade do PPA Kids

O PPA Kids desembarcou mais uma vez no bairro da Vila Eliza, agora na EMEB Juvenal Gomes do Monte, palco de mais um encontro entre as crianças dos terceiros, quartos e quintos anos com os representantes do poder público. Veja fotos do encontro

Ao todo, cerca de 140 crianças participaram da atividade que aconteceu no período da manhã e reuniu os alunos no pátio da unidade escolar.

De forma ousada, os professores, junto com os alunos elaboraram um jornal, chamado de Juvenal News com a presença de ancora e repórter. No vídeo fizeram vários cortes como o de um telejornal em que mostraram alguns problemas da cidade e elaboraram perguntas ao prefeito Kiko Celeguim, presente na escola.

Logo na sequência, uma rodada de questionamentos foi aberta para as crianças que apresentaram ao prefeito a necessidade de uma cobertura na quadra da unidade, pediram uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro, falaram sobre problemas com seguração pública, iluminação, além de perguntas mais gerais, como sobre o que é possível melhorar na educação e no transporte público.

Entre uma resposta e outra, Kiko informou aos presentes que já está em projeto a construção de uma UBS no bairro, mas que por problemas de parceria com empreendedores e a crise no país, foi necessário algumas mudanças o que fará com que esse valor de investimento saia do caixa da prefeitura. Além disso, falou sobre a criação de vagas em creche, construção da futura maternidade em Franco da Rocha e explicou as diferenças de funções dos Governos Federal, Estadual e Municipal, por exemplo, quando questionado sobre segurança pública e solicitado o aumento do efetivo da polícia militar (responsabilidade do governo estadual).

Ao longo da atividade, o prefeito também revelou que está sendo estudada a criação de uma nova creche ao lado da E.E Ivone dos Anjos, para facilitar o acesso das crianças que hoje são atendidas ou no Lago Azul, na EMEB Tereza Barqueta, ou na EMEB Guido Severino de Souza, que fica no bairro da Vila Bela.

Na parte de infraestrutura, as crianças solicitaram a reforma da praça central na Vila Eliza, importante em atividades típicas, como a Festa Junina que acontece anualmente e pediram brinquedos no espaço. Em sua resposta, o representante da população ressaltou que estuda, para os próximos anos, reformar diversas praças da cidade e padronizá-las. Como exemplo disso, falou sobre a obra que acontece na Praça da Liberdade, em frente ao Paço Municipal. Leia mais sobre essa obra

Ao final do encontro, Kiko lembrou sobre a ampliação e reforma da unidade, entregue em 2016, que permitiu a criação de três novas salas e o maior atendimento de alunos no local. Falou também sobre a construção de piscinões para combater as enchentes. Lembre como foi a entrega

Os responsáveis pela unidade escolar ressaltaram que após o PPA Kids, o projeto de participação terá sequência na EMEB, com as crianças fazendo parte de uma assembleia, de conselhos de classe, para que os alunos entendam o dia a dia e ainda possam dar sugestões de melhorias, além de decidirem os caminhos que devem ser tomados pela direção nos próximos anos.

A Secretaria da Educação, Renata Celeguim acompanhou o prefeito em mais uma atividade do PPA Kids. O próximo e último encontro pelo projeto será no dia 4 de outubro, na EMEB Dr. Alceu Anzelotti, na Vila Bela.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)