Taekwondo franco-rochense ganha destaque e títulos

Franco tem conseguido conquistas inéditas e importantes no meio esportivo. Seja em práticas coletivas ou individuais, os resultados positivos estão surgindo. Dessa vez, o bom desempenho surge de uma arte marcial, o Taekwondo.

Há mais de três anos em desenvolvimento com o professor Josimar Soares, o desporto de combate de origem Coreana, ganha cada dia mais adeptos. “No começo quando cheguei aqui eu quase não tinha alunos, hoje, em Franco já são 149 praticantes”, explica.

Com o número crescente de estudantes, os resultados em competições também surgem em mais uma modalidade fomentada pela Prefeitura. A última delas, aconteceu no começo do mês com Queren Ferreira, conquistando o título do Campeonato Brasileiro da Liga Nacional de Taekwondo, um dos mais importantes do Brasil.

Conheça um pouco da história da atleta franco-rochense

Queren tem 25 anos, é moradora do Parque Montreal e natural de Franco da Rocha. O interesse dela em artes marciais surgiu há alguns anos, quando visitou algumas academias do município, porém não encontrou nenhuma que a agradasse e para não ficar parada, decidiu dar uma chance a Nobre Arte, o Boxe.

Eis que um tempo depois a franco-rochense descobriu o Taekwondo e resolveu migrar de estilo. “Quando olhei as academias e nenhuma arte marcial me agradou eu me matriculei no boxe, fiquei um bom tempo, gostava, mas um amigo me disse que a prefeitura tinha o TKD vim conhecer e me encantei”, conta.

Além de iniciar no esporte, Queren Ferreira também trouxe seus filhos para a arte marcial, onde João Vitor de 10 anos e Ana Lilian de 5 também fazem aulas com o professor Josimar. A dedicação, aliás, é um dos destaques da campeã. “Eu treino de segunda a sábado, com o horário do meu trabalho consigo conciliar e treinar todos os dias. Só não treino de domingo por que não tem horário”, brinca.

Com o empenho, as conquistas vieram naturalmente para a lutadora. Entre alguns dos títulos que tem em sua bagagem estão o Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Circuito Paulista e a Taça Sam Mi Cho. “Já participei de tantos torneios que perdi as contas. Eu gosto muito do treino, nunca me imaginei lutando, que ganharia um paulista, o que dizer o brasileiro, mas depois da primeira luta peguei gosto”, confessou.

Representar Franco da Rocha também enche a taekwondista de orgulho. “Eu acho muito legal sair e lutar por Franco. Do nosso grupo sou a única mulher e acredito ser bastante importante ter uma mulher lutando”.

Agora, o próximo desafio de Queren será disputar a Copa do Brasil, em busca de novas vitórias e títulos para ela e para o município.

(Texto e foto: Thiago Lins)