CAPS II oferece atividade em prol da campanha Setembro Amarelo

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) realizou nesta tarde de quinta-feira (29) uma atividade em benefício do Setembro Amarelo. Veja fotos da atividade

Cerca de 30 pessoas participaram do encontro que teve o objetivo de reunir os participantes do CAPS para falar sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida.

Um teatro de animação com bonecos foi oferecido pelo professor do CAPS, Marcelo Medeiros Paixão. Ele explicou que na peça são utilizadas duas técnicas: manipulação direta (personagem chamada Katrina que vem do imaginário mexicano do dia dos mortos) e técnica de mamulengo (boneco de luva Zé Caveira). “Nós vamos usar um trecho da peça para apresentar o tema de uma forma espontânea”, concluiu Paixão.

Uma roda de conversa com psicólogos do CAPS II foi feita na sequência do teatro, onde os convidados puderam falar sobre as diversas formas de poder ajudar as pessoas e também de entender a importância de procurar ajuda em momentos difíceis.

Ana Paula Batagin, gestora do local, esclareceu que a ideia era abordar o tema de uma forma lúdica e clara. “Como todos eles são adultos, esse tema já esteve presente em algum momento e de alguma maneira na vida deles, mas ainda é complicado falar sobre isso”, declarou.

A campanha Setembro Amarelo

É uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos, Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, Cruz Vermelha, Centro de Valorização da Vida, Exército Brasileiro e o Ministério Público de São Paulo.

O suicídio foi considerado, devidos aos números alarmantes de casos, um problema de saúde pública em 1990. Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele poderia ser evitado em 90% dos casos. Em seu último relatório, divulgado em 2016, a OMS apontou que 800 mil pessoas por ano tiram a própria vida.

A psicóloga do CAPS II, Thaís Ribeiro da Silva, lembrou que a Campanha Setembro Amarelo ocorre no Brasil desde 2015. “A ideia é fazer com que todos percebam que existe um outro caminho. Nosso objetivo é mostrar que podemos ajudar uns aos outros”, afirmou.

(Texto e foto: Karen Moraes)