Franco da Rocha recebe 5º Encontro Regional para debater Políticas Públicas para a Mulher

O 5º Encontro Regional de Políticas Públicas para a Mulher foi realizado na noite da última quinta-feira (28), no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, em Franco da Rocha. As reuniões têm o objetivo de reunir representantes do poder público e também da sociedade civil para abordar questões da mulher na construção de políticas públicas.

Cerca de 40 pessoas participaram do evento, entre elas: Marcus Brandino, secretário de Relações Institucionais e Comunicação Social – representando o prefeito Kiko Celeguim; Renata Sene, prefeita de Francisco Morato; Adriano Sopó, vice-prefeito de Caieiras; além das representantes do grupo, Thaís Silva e Taiana Garcia, representando o poder público de Franco da Rocha, entre outros importantes membros das cidades de Caieiras e Francisco Morato.

Os trabalhos do grupo

A roda de conversa começou de uma forma inédita dessa vez: com a apresentação do Bloco da Casa Velha e do Zé Pedro. O intuito, era fazer com que os representantes do poder público das três cidades assinassem uma carta formulada pelo grupo com base na carta da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, nomeada de “Planeta 50-50 em 2030”, que tem compromissos concretos assinados por mais de 90 países. Joice Aziza, representante da sociedade civil de Caieiras, foi a primeira a assumir o microfone. Ela cantou a música “Maria da Vila Matilde”, mais conhecida como “180” da Elza Soares, cuja letra representa as lutas e os esforços do grupo.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Taiana Garcia, explicou que formular essa carta foi um avanço do grupo. “A cada encontro vamos avançando a passos lentos, mas firmes, pra conseguir transformar a realidade dessa nossa região”, afirmou.

A leitura da carta foi feita pela representante da sociedade civil de Francisco Morato e membro do grupo de trabalho, Fabia. Na sequência, todos os membros assinaram a carta que afirma esse compromisso com as metas para 2030, o principal deles: a igualdade de gênero.

Taiana também destacou que os encontros já estão dando resultados e a prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, anunciou dois importantes encaminhamentos. “As questões do grupo foram levadas ao CIMBAJU, e com isso a gente garantiu o financiamento da Delegacia da Mulher, que fica em Francisco Morato, mas atende a região. Outro ponto, o Projeto de Lei 2017 que dispõe sobre o reordenamento do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Francisco Morato, que foi estudado e feito com a participação da sociedade civil, e passará pela Câmara na próxima semana”, concluiu Renata.

Também ficou definida a data do próximo encontro, 06 de dezembro deste ano, em Caieiras.

(Texto e foto: Karen Moraes)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).