Primeira fase de vacinação contra Febre Amarela é concluída com aproximadamente 50 mil doses aplicadas em dois meses

No mês de agosto, a prefeitura deu início à primeira etapa do projeto de intensificação de vacinação contra a Febre Amarela na cidade. Com duração de dois meses, essa fase da campanha visitou diversas casas dos seguintes bairros: Serra dos Cristais, Fazenda São Roque, Jardim dos Lagos, Sete Voltas, Jardim Bandeirantes, Jardim Luciana, Aldeia Ivoturucaia, Parque Montreal entre os que estão nos arredores.

As equipes de trabalho foram compostas por 87 pessoas, distribuídas nas funções de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, oficiais administrativos (anotadores e apoio), agentes comunitários de saúde e motoristas.

Ao todo, entre agosto e outubro foram aplicadas aproximadamente 50 mil doses da vacina em Franco da Rocha. Além dos bairros visitados nessa primeira fase do projeto, ações pontuais também foram realizadas no Terminal Metropolitano Leste e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Essa primeira fase foi concluída com a colaboração da população, que inicialmente teve receio sobre tomar ou não a vacina, mas depois o resultado correu conforme o esperado na área chamada de oeste (área 01), considerando a expectativa inicial da campanha de vacinar 40 mil pessoas, que ao final foi superado.

Além disso, a gestora de Vigilância Epidemiológica, Thais Rivera alerta que o macaco não deve ser mau tratado, muito menos morto. Se encontrar algum macaco morto, entre em contato com o setor de Zoonozes e Vetores, no número 4800-1927, que fará uma avaliação se ele porta ou não o vírus da Febre Amarela e cuidará da área no entorno do local.

(Texto: Karen Moraes – Foto: Equipe Saúde)