Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti contará com ações em diversos bairros e nas EMEBs

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu a semana nacional de mobilização que envolve os setores da Educação, Assistência Social e Saúde, no combate ao Aedes aegypti e acontece de 23 a 27 de outubro.

Segundo o setor de Controle de Zoonoses e Vetores acontecerão diversas atividades em algumas escolas, que terão o apoiado de membros das UBS. Os bairros também vão contar com uma atenção especial, tendo a presença dos agentes de saúde, que farão entrega de panfletos informativos.

Nessa semana, o objetivo é intensificar as orientações para a comunidade sobre a importância da prevenção e combate ao vetor, além instruir sobre atitudes no dia a dia que podem evitar a proliferação do mosquito.

Nas escolas, o intuito é o de distribuir folhetos informativos, propor atividades lúdicas para informar os cuidados básicos de prevenção ao Aedes, oficina de teatro, leitura de histórias, apresentações culturais, entre outras, para auxiliar o aprendizado da comunidade.

Os casos caíram, mas o trabalho não pode parar

Segundo dados da Sala Nacional de Coordenação e Controle, coordenada pelo Ministério da Saúde, as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm tido queda expressiva em todo Brasil. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, até o dia 02 de setembro deste ano, foram notificados 219.040 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 85,2% em relação ao mesmo período de 2016 (1.483.623).

O mesmo estudo mostrou que foram registradas 171.930 notificações de casos prováveis de febre chikungunya. A redução é de 34,2%, comparado ao ano anterior, que atingiu o número de 261.645 casos. Em relação ao Zika, os casos caíram 92,6%. Foram registrados 15.586 casos prováveis em todo país, enquanto em 2016, o Brasil registrou 211.487 notificações. A incidência reduziu 92,5%, passando de 102,6 em 2016 para 7,6 neste ano.

Confira abaixo os horários e locais das ações nesta semana:

*Manhã – das 9h às 11h30
*Tarde – das 13h30 às 16h

Manhã – Parque Pretória
Nas EMEBs: Oscar Lustosa, Adauto Estevam de Miranda e Antônio de Faria

Tarde – Parque Munhoz e Vila Guarani
Nas EMEBs: Adauto Estevam de Miranda e Antônio de Faria

Manhã – Vila Rosa, Vila Humbelina e Vila Olinda
Nas EMEBs: Heitor Vilas Lobos, Tereza Barqueta, Cecília Meireles, Zilda Arns e Dulce Moreira

Tarde – Jardim Cruzeiro

Manhã – Parque Montreal
Nas EMEBs: Heitor Vilas Lobos, Paulo Benevides, Tereza Barqueta e Carlos Eduardo de Solza

Tarde – Portal das Alamedas
Nas EMEBs: Heitor Vilas Lobos, Tereza Barqueta e Carlos Eduardo de Solza

Manhã – Estrada Edgar Máximo Zamboto
Nas EMEBs: Oduvaldo Viana Filho, Roberta Tarifa, Telma Simas Garcia e José Seixas Vieira

Tarde – Parque Santa Delfa
Nas EMEBs: Oduvaldo Viana Filho, Oscar Lustosa, Roberta Tarifa e Telma Simas Garcia

27 de Outubro

Manhã e tarde – Em frente à estação de trem Franco da Rocha, no calçadão.

Manhã – Nas EMEBs: Oduvaldo Viana Filho e Noel Rosa
Tarde – Nas EMEBs: Oduvaldo Viana Filho e Paulo Benevides

(Texto: Ewerton Geniseli – Arte: Divulgação)