GAEP recebe de fundação americana material de prevenção ao uso de drogas

O Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP), da Guarda Civil Municipal (GCM), recebeu um reforço importante para continuar o seu programa na prevenção ao uso de drogas, para os estudantes franco-rochenses, com a chegada de material de trabalho da Foundation for a Drug- Free World (Fundação por um Mundo sem Drogas).

A entidade com sede em Los Angeles, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, foi procurada pelos guardas que fazem parte do GAEP, via e-mail. A GCM relatou o trabalho que realiza com os jovens nas escolas franco-rochenses e também explicando como é a cidade e a carência que existe, em especial no trabalho de prevenção ao uso de drogas.

A Fundação por um Mundo sem Drogas, que atua desde 2006 e que atende cerca de 15 países, incluindo o Brasil, respondeu o contato com interesse no trabalho realizado no município e após alguns meses de conversas, no início da semana o Grupo de Ações Educativas e Preventivas recebeu o material educativo, totalmente em português, vindo diretamente dos Estados Unidos.

Ao todo, são 13 kits recebidos e cada um dele contem 200 livretos com informações sobre os riscos ao usar substâncias como a cocaína, o crack, ecstasy, LSD, ritalina entre outros. Além disso, também foi adquirido um Manual do Professor, que será utilizado pelos palestrantes do GAEP e um DVD com documentário falando mais sobre o perigo das drogas, com depoimentos de ex-usuários.

O material conquistado, porém, só será utilizado no próximo ano, já que no dia 21 de novembro vai acontecer a cerimônia da formatura de centenas de estudantes franco-rochenses que participaram das palestras e encontros do programa, durante o decorrer de 2017.

(Texto e foto: Thiago Lins)