GCM´s participaram de treinamento aquático na Escola Superior de Bombeiros

Na última quarta-feira (01), nove integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha e quatro guarda-vidas de um parque aquático da cidade de Cajamar participaram da cerimônia de entrega do certificado pela participação no “Estágio de Prevenção e Salvamento Aquático” na Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar, localizada em Franco. Confira fotos da cerimônia

O treinamento teve duração de cinco dias, por isso, as tarefas realizadas foram intensas e objetivas, levando em consideração que os participantes nunca tiveram contato com esse tipo de atividade e também o curto espaço de tempo em que o estágio foi concluído.

Alceu Martinho, diretor de segurança pública de Franco da Rocha, falou sobre o objetivo da iniciativa na cidade. “A ideia inicial desse estágio é de prevenção, mas também aperfeiçoamento e treinamento dos guardas da GCM do município”, ressaltou.

Processos do estágio

Os 13 participantes receberam noções básicas de prevenção, salvamento aquático, retirada de vítimas da água e primeiros socorros.

O Tenente do Corpo de Bombeiros, Nilo Lemos, explicou sobre os resultados do programa. “Os cinco dias foram bem proveitosos. Os alunos de Franco da Rocha e de Cajamar alcançaram o objetivo e todos eles estão em condições de exercer as funções básicas de salvamento nas piscinas municipais e atuar na prevenção das pessoas que frequentam esses ambientes”, concluiu.

Um dos guardas da GCM, Eduardo Fogaça, descreveu sua participação nesse estágio e falou das dificuldades enfrentadas. “O treinamento foi pesado, mas os instrutores estavam focados em nos ensinar. Nós éramos leigos, não tínhamos contato direto com a piscina, então a maior dificuldade era retirar a vítima da água, mas com as técnicas que eles nos ensinaram, ficou mais fácil”, declarou.

(Texto e foto: Karen Moraes)