Ensino superior gratuito e de qualidade chega a Franco da Rocha com a Univesp

Uma grande notícia para o ensino superior na cidade foi recebida hoje, quinta-feira (23), no Auditório da Secretaria da Educação, com a apresentação do projeto do campus da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em Franco da Rocha.

O evento que contou com cerca de 150 pessoas, entre autoridades, profissionais da educação e munícipes, serviu para tirar dúvidas de como vai funcionar a unidade e os cursos de ensino a distância que serão oferecidos no município, na primeira Universidade Pública da região.

A cerimônia foi aberta pela secretária de Educação, Renata Celeguim que falou da alegria de receber um campus em Franco da Rocha. “Esse é um momento muito importante para nós que recebemos essa grande notícia, de termos na cidade um polo da Univesp. Com essa iniciativa, temos certeza que os jovens dessa cidade e toda região vão ter suas oportunidades ampliadas”, afirmou.

O reitor da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Ricardo Bocalon também participou do evento e falou da importância da unidade e seu projeto a longo prazo. “A Univesp vem cumprir o papel, de que o aluno do terceiro colegial tenha a universidade virtual à disposição, num futuro bem próximo. Este é o projeto da Univesp, que tem um conceito pedagógico importante e, principalmente, levando para cidades como Franco da Rocha, uma universidade pública de qualidade”, apontou.

O deputado estadual Caio França aproveitou o lançamento do campus na cidade, para lembrar do presente que Franco da Rocha ganha em seu aniversário. “Fico muito contente de participar aqui hoje e entendo que é mais um presente que a cidade ganha (a Univesp), nesse momento muito importante, um município super-jovem, que tem 73 anos, com muita história para contar. Imagino que tenham muitos jovens que têm vontade de se qualificar e querem ter uma atividade boa, ser bem remunerado, para isso cada vez mais é exigida a qualificação, então parabéns para a cidade de Franco da Rocha por dar esse presente a sua população.

Encerrando a fala das autoridades, o prefeito Kiko Celeguim destacou os esforços realizados no passado, quando a prefeitura batalhou para trazer a Universidade Aberta do Brasil, mas que não foi possível e destacou a conquista para o município. “Conseguimos organizar um projeto para o governo do Estado para trazer para Franco a Univesp, que tem um ensino de referência não só para quem se forma no estado, mas para todos outros estados do país”, destacou.

O Lançamento do Projeto do Campus da Univesp contou também com a participação dos vereadores Alex Caixa, Alex do Posto, Emerson Gêmeos, Eric Valini, George, Josineto, Junior do Sindicato, Pablo Cunha e Valdir da Santa Casa.

Como funciona a instituição?

A Univesp é uma excelente alternativa para o franco-rochense que deseja ingressar no ensino superior, mas que não tem tempo ou dinheiro para custear seus estudos. O estudante, ao ser aprovado, estuda pela internet, com um material pedagógico preparado por professores de universidades de renome, como a USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade de Campinas) e Unesp (Universidade do Estadual Paulista).

Os cursos são semipresenciais, portanto, o aluno só precisa comparecer para as aulas a cada 15 dias. No espaço físico, que ficará na sede da Secretaria da Educação, o estudante vai encontrar computadores, acesso à internet e impressoras, além de participar das atividades da universidade como provas, trabalhos orientados, discussões em grupo, entre outros.

Cursos oferecidos

A instituição de ensino superior, oferecerá 200 vagas para o campus franco-rochense aos interessados nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública.

As inscrições para prestar o vestibular acontecem no site da instituição https://univesp.br/ de 27 de novembro até o dia 05 de janeiro.

Visita na Fatec

Ao final da solenidade, em companhia do reitor Ricardo Bocalon, do deputado Caio França, dos vereadores e de dezenas de professores da rede municipal, o prefeito Kiko Celeguim conduziu uma visita às obras da Fatec, próximo equipamento público de ensino superior que será inaugurado na cidade, no próximo ano.

Os visitantes passaram pelos espaços que serão as salas de aula, laboratório de química, auditório, biblioteca e também pelo jardim suspenso, conhecendo um pouco mais da estrutura do espaço.

(Texto e foto: Thiago Lins)