Após muita dedicação, alunos do judô trocam de faixa

Para marcar a dedicação dos alunos da modalidade de judô e a evolução de cada um dentro da luta, no dia 18 deste mês aconteceu mais uma troca de faixas anual. A atividade foi promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e realizada no salão do Centro Social Urbano (CSU), que fica dentro do parque municipal.

Para demostrar que merecem a troca da faixa, os alunos passam por um teste chamado “Kata”, que reúne um conjunto de movimentos e golpes que eles aprenderam durante o ano.

Os pequenos judocas, de 3 a 12 anos, se dedicaram muito por esse momento e se emocionaram durante a cerimônia, mas a alegria não ficou tomada somente pelas crianças, os alunos adultos também ficaram felizes pelo reconhecimento que tiveram. Além da emocionante hora da troca das faixas, os alunos também receberam um certificado de participação nas aulas durante o decorrer do ano.

No dia a dia da atividade, os alunos desenvolvem muito mais do que a defesa pessoal, como comentou a Professora Lílian Dias. “Eles aprendem a respeitar um aos outros, dentro da técnica”.

O Judô

Segundo a Confederação Brasileira de Judô, a modalidade teve origem no Japão quando o professor de educação física Jirogo Kano procurou aprimorar a arte marcial conhecida como “ju-jutsu” em um novo estilo chamado Judô ou “caminho suave” Ju (suave) e Do (caminho ou via).

(Texto: Gabriella Oliveira – Foto: Esporte)