Abertura da Campanha em prol do Dia Mundial de Combate à Aids inicia no próximo sábado

A Secretaria da Saúde preparou, por meio da Diretoria de Atenção Básica, um calendário especial para o Dia Mundial de Combate à Aids, definido como 1º de dezembro. A abertura da Campanha “Fique Sabendo” acontecerá no dia próximo sábado (2), no “Parque Municipal Benedito Bueno de Morais”.

No local, os profissionais da saúde estarão das 14h às 21h, para realizar teste rápido, distribuir preservativos e panfletos informativos sobre a Aids aos franco-rochenses.
Durante o mês de dezembro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão concentradas no trabalho de conscientização e prevenção da doença. Em todas as salas de espera serão promovidas ações relacionadas às informações e à prevenção, realização do teste rápido e distribuição de preservativos.

O Dia Mundial de Combate à AIDS

A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, no Brasil, é reconhecida desde 1988. O objetivo do dia é promover ações e informações sobre o tema, falar sobre a importância do teste e também sobre tolerância social, uma vez que o preconceito ainda é muito presente na vida de quem vive com a Aids.

A Aids

Ou, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença causada pelo vírus HIV e transmitida, na maioria dos casos, por contato sexual desprotegido com uma pessoa contaminada, mas também pode ser transmitida por transfusão sanguínea ou por meio do compartilhamento de objetos perfurantes ou cortantes.
É importante saber que ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids; a Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico da pessoa contaminada está debilitado. Ou seja, informação correta e prevenção são as melhores formas de se proteger da doença.

(Texto: Karen Moraes)