Vila Palmares ganha EMEB moderna que homenageia a professora Ida Maria Fanchini

A manhã dessa quarta-feira (29) foi marcada pela inauguração da EMEB professora Ida Maria Fanchini, no bairro da Vila Palmares, que atenderá 276 crianças, sendo 100 na pré-escola e 176 em creche. O evento fez parte da programação de aniversário da cidade, que completa 73 anos nesta quinta-feira (30).

A unidade bem moderna, foi construída em parceria com o Programa Proinfância do Governo Federal, sendo do tipo 1, voltada para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

O espaço conta com 10 salas de aula, secretaria, sala de professores, lactário, área de higienização pessoal, fraldário, espaço para amamentação, solário, sanitário com acessibilidade, pátio coberto e playground.

A nova EMEB contemplará além da Vila Palmares, os bairros adjacentes como Green Valley, Chácara São José, entre outros.

Cerimônia

Abrindo a atividade, após a execução do hino nacional brasileiro, os alunos da EMEB Adauto Estevam de Miranda e Silva se apresentaram ao som da música Balão Azul.

Na sequência, já com o microfone em mãos, Gabriel Fanchine, filho da homenageada, falou sobre a honra em ver o nome de sua mãe na escola. “Eu não tenho palavras para descrever essa homenagem para minha mãe que é inspiração na minha vida. Ela me ajudou muito, tanto que eu era ruim em matemática e foi ela que me incentivou e ensinou essa matéria, até pegar gosto e me tornar o professor que sou hoje. Espero que essa escola seja o que ela foi na vida de muitas pessoas, uma influência muito importante”.

Também para falar sobre a professora, Sérgio Fanchine, irmão de Ida foi chamado. Ele agradeceu e relatou seu desejo para o futuro da unidade. “Quem acompanhou a vida da minha irmã sabe o quanto ela tinha um carinho e respeito pela educação. Que essa escola sirva de inspiração, que sirva de horizonte para que as crianças e educadores possam trazer para essa cidade uma realidade melhor”.

Com a palavra, a Secretária de Educação Renata Celeguim enalteceu o esforço de toda a equipe e comentou sobre a luta que foi até esse dia chegar. “Nessa escola, tivemos muitas dificuldades com o terreno, pois quando conseguimos esse financiamento com o Governo Federal precisávamos ter um terreno dentro de um padrão e a gente não conseguia. Só que era aqui que tínhamos a demanda, as crianças sem escola”.

O prefeito Kiko Celeguim reforçou a fala da secretária. “Uma obra como essa é muito difícil de acontecer, principalmente em Franco da Rocha. Viemos aqui em 2013 e essa área não era pública, mas a prefeitura comprou essa área de um proprietário particular. Na sequência, cadastramos um projeto para receber recurso do governo federal, na época o programa lançado pela presidente Dilma”.

Além da inauguração da EMEB, o prefeito relembrou os grandes avanços que ocorreram no entorno do bairro. “Essa região, há muito tempo precisava de um equipamento público. Nos últimos anos, nós fizemos um esforço tremendo para trazer para cá esses equipamentos. Conseguimos entregar a UBS do Monte Verde, garantido acesso de saúde mais próximo, fizemos um grande ginásio de esportes aqui na Chácara São José que é o CIE e agora a gente entrega essa creche para atender as crianças com até 5 anos”.

Fechando sua fala, após ver um vídeo de homenagem a Ida, Kiko comentou sobre a relação professor e prédio. “A imagem da família entrando num prédio vazio parece que é a alma da homenageada chegando a um corpo vazio e, é emocionante ver a relação de um prédio que construímos com tanto esforço, com ela, porque o prédio é isso, é uma estrutura que se não tiver o professor, as crianças, a história de quem leva o nome é só um prédio. Então, a partir de hoje, começamos a construir a história dessa escola e fazer o paralelo com a história da Ida”.

Para encerrar a cerimônia, os alunos da EMEB Adauto se apresentaram novamente, dessa vez com a música Criança.

Além do prefeito, prestigiaram a cerimônia o Deputado Estadual Alencar Santana, Dr. Nivaldo, vice-prefeito, Mario Maurici, ex-prefeito de Franco da Rocha e chefe de gabinete do deputado Vicente Candido, os vereadores Alex Caixa, Emerson Gêmeos, Eric Valini, George, Josineto, Neiva Hernandez, Pablo Cunha e Valdir da Santa Casa, além dos familiares da homenageada.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)