Inauguração da obra do Paço Municipal é cheia de homenagens e conta com exposição fotográfica

Em comemoração ao aniversário de Franco da Rocha, que completou 73 anos na última quinta-feira (30), além de várias atividades realizadas ao longo do mês, a prefeitura fez a entrega da obra de acessibilidade do Paço Municipal, que leva o nome de Octávio de Almeida Nunes. No mesmo dia, também foram lançado os memoriais do Centro Social Urbano (CSU) e do Parque Benedito Bueno de Morais.

Para fazer a entrega da obra, o prefeito Kiko Celeguim foi convidado e falou sobre o projeto. “Foi com recurso do Governo Federal, uma emenda parlamentar da deputada estadual Mara Gabrilli. O escopo era a gente revitalizar o complexo do entorno do paço municipal que engloba fórum, câmara, prefeitura e dar acessibilidade completa a quem transita por aqui”.

Como um dos homenageados, Kiko, que é neto de Benedito Bueno de Morais, aproveitou para falar da importância das pessoas que construíram Franco da Rocha ao longo dos anos. “Nossa obrigação, como gestores públicos, é fazer esse gesto de lembrança, de resgates das famílias que ajudaram a construir essa cidade. Que a gente não perca de vista de saber de onde vieram os nomes e tudo que temos hoje em Franco da Rocha. Se é uma cidade que está crescendo, evoluindo, conseguindo enfrentar seus problemas, se tornando uma cidade de referência é porque cada um contribuiu para que as coisas acontecessem”.

Também tiveram oportunidade de falar ao microfone Sérgio Giacomin, em nome de Luigi Giacomin, patrono do CSU e Eduardo Nunes, representando Octávio de Almeida Nunes.

Jelbas Souza, secretário adjunto de Infraestrutura e Habitação, afirmou que o espaço agora tem uma rota acessível e garante liberdade para que a pessoa possa se locomover sozinha. “Ela foi qualificada e equipada com sinalização para deficiente visual e rampa para cadeirantes”.

Participaram da atividade, além do prefeito Kiko, o vice-prefeito Dr. Nivaldo, Fábio Batista, representando a Deputada Federal Mara Gabrilli, Mario Mauirici, um dos homenageados, ex-prefeito de Franco da Rocha representando o Deputado Vicente Cândido e os vereadores George, Josineto e Pablo Cunha.

Exposição fotográfica no paço

Durante todo o dia, as pessoas que passaram pelo paço municipal, puderam apreciar as obras fotográficas que faz menção aos 73 anos de Franco da Rocha. Nela, é possível ver 73 olhares que ilustram a história do município.

Nos registros fotográficos, é possível observar o surgimento da estação de trem, do hospital Juquery, construção do viaduto, além de outros pontos da cidade.

A exposição foi organizada pelo projeto Franco Memória, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Quem tiver interesse em ver as imagens, poderá encontrá-las no Shopping Franco da Rocha.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)