Vacinação contra Febre Amarela está disponível na UPA, Terminal Leste e nas UBS´s

A intensificação da campanha para imunizar os franco-rochenses ainda não vacinados contra a Febre Amarela continua nesta segunda-feira (15).

Dando continuidade nas ações realizadas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, novos dias foram estipulados com o intuito de contemplar o maior número possível de pessoas que ainda não tomaram a dose única da vacina.

As equipes do setor de Vigilância Epidemiológica estarão em postos como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, que fica na Avenida Liberdade, 250, Centro, e no Terminal Leste, localizado na rua Cavalheiro Ângelo Sestini, dos dias 15 a 19 de janeiro, realizando a vacinação das 8h às 18h. Também é possível se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme o horário da sala de vacinação de cada uma. Quem estiver passando pelo Terminal Leste também poderá se imunizar contra a doença, entre os dias 16 a 19 de janeiro, das 8h às 19h

Caso ainda não tenha tomado a vacina ou conheça alguém que ainda não tomou, basta comparecer em algum desses endereços, dentro do horário de atendimento, munido de algum documento com foto.

Até a última quinta-feira (11), foram aplicadas 114 mil doses.

A campanha

Começou no mês de agosto devido à presença do vírus em cidades próximas.

A vacina contra a Febre Amarela é o método mais importante e seguro para a prevenção e controle da doença. Segundo o Ministério da Saúde, ela apresenta eficácia de 95% a 99%.

A recomendação é que crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos sejam imunizados.

Confira algumas restrições

– Pessoas acima de 60 anos deverão ser vacinadas somente se residirem ou forem se deslocar para áreas com transmissão ativa da febre amarela e que não tiverem alguma contraindicação para receber a vacina.

– Gestantes (em qualquer período gestacional) e mulheres amamentando só deverão ser vacinadas se residirem em local próximo onde ocorreu a confirmação de circulação do vírus (epizootias, casos humanos e vetores na área afetada) e que não tiverem alguma contraindicação para receber a vacina.

– Mulheres amamentando devem suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação e procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento a fim de manter a produção do leite materno e garantir o retorno à lactação.

– Pessoa com HIV/AIDS desde que não apresentem imunodeficiência grave (Contagem de LT-CD4+<200 células/mm3). Poderá ser utilizado o último exame de LT-CD4 (independente da data), desde que a carga viral atual (menos de seis meses) se mantenha indetectável.

(Texto: Jonathan Agrinfo – Arte: Dalmir Junior)