Sistema Aprova Franco é lançado e garantirá mais rapidez na aprovação de projetos

O sistema de Aprovação Eletrônica de Projetos “Aprova Franco”, foi lançado na noite da última quinta-feira (18), na sede da Secretaria de Infraestrutura e Habitação e contou com a presença de alguns técnicos convidados, que costumam solicitar a aprovação de projetos na prefeitura, além de membros da própria secretaria.

Esse sistema tem por objetivo agilizar as aprovações dos projetos, promover a redução no gasto de papéis e a reestruturação dos processos, além de mais rapidez e qualidade nos atendimentos. Com o novo sistema, será possível um controle e análise de todas as etapas de aprovação de projetos e obras, tudo de maneira online.

É importante destacar que neste primeiro momento, na fase de testes, estarão disponíveis apenas no sistema as solicitações de aprovação de projeto de construção e regularização residencial unifamiliar, de regularização residencial, solicitação de aprovação de projeto de regularização residencial agrupada, solicitação de habita-se total e habita-se parcial – para mais detalhes é necessário procurar o setor de aprovação de projetos, no prédio da Secretaria de Infraestrutura.

O diretor de habitação, Antônio Carlos, comentou sobre a importância do novo sistema. “Vai facilitar tanto a nossa vida, como prefeitura, quanto a de vocês técnicos, que estão no dia a dia”.

Com a implantação do novo sistema de aprovação de projetos, Antônio também ressaltou a preocupação da prefeitura com o meio ambiente. “Com o uso dessa tecnologia também conseguiremos reduzir o uso de papéis, uma vez que processos de alta complexidade passam de 100 folhas. Queremos reduzir isso para no máximo nove”.

Ainda segundo o diretor, até o dia 2 de maio serão aceitos os processos físicos e digitais. A partir dessa data os processos só poderão ser digitais. “Nos próximos dois meses vamos fazer a inclusão de novos serviços de aprovação no sistema e daqui três meses finalizamos nosso período de teste e iniciamos de fato os processos somente de uma maneira digital”.

Na sequência, Miguel Neto, analista de projeto, explicou sobre cada passo para fazer o cadastro e entrar no sistema. Ele também falou sobre o desenvolvimento desse sistema e, ao final do encontro, tirou algumas dúvidas dos técnicos que participaram da atividade.

A partir de agora, serão realizados atendimento para esclarecimento de dúvidas sobre analise de projetos e fiscalização de obras duas vezes por semana, sendo às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30 e das 14h às 15h30, no prédio da Secretaria de Infraestrutura e Habitação, localizado na Rodovia Prefeito Luiz Salomão Chamma, 1831. Esse atendimento poderá ser agendado presencialmente ou pelo sistema, tudo isso visando à qualidade de analise dos processos de cada um.

Na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, o sistema online poderá ser acessado por meio de um link no site da prefeitura, ou clicando aqui onde os profissionais devem fazer o cadastro. A liberação de alguns pedidos, de modo online, acontece a partir de 29 de janeiro nesta primeira fase de implantação.

Vale lembrar que Franco da Rocha é o primeiro município da região a implantar esse sistema.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)