2º Encontro Ecumênico na paróquia Bom Jesus da Paradinha celebra a paz e a liberdade religiosa

Em tempos onde a intolerância, em especial a religiosa, se tornou tão comum, Franco da Rocha segue o caminho inverso ao celebrar o 2º Encontro Ecumênico, que aconteceu no último domingo (28), na paróquia Bom Jesus da Paradinha. Confira aqui as imagens do encontro.

A solenidade visa integrar pessoas de diferentes crenças, neste caso as de religião católica e os povos de terreiro e de matrizes africanas. Durante essa segunda edição do evento, foi solicitado pelos lideres por mais respeito às religiões de origem afro, que frequentemente têm sido alvo de preconceitos.

Os integrantes dos Povos de Terreiro se encontraram na praça da Vila Bela (mais conhecida como praça da Paradinha), em frente a estação Baltazar Fidélis. Com o auxílio de uma equipe da Diretoria de Trânsito e integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), seguiram pela Avenida Israel, depois passaram pela rua Chile, sempre esbanjando alegria ao som dos cânticos e ao som convidativo dos tambores, até a chegada à Igreja do Bom Jesus.

Já na paróquia, eles fizeram mais uma apresentação característica com danças e batuques, quando Iyá Tânia explicou sobre a importância das religiões se unirem para propagar mais paz na sociedade, agradecendo todos que participaram da cerimônia. Na sequência, os presentes rezaram um Pai Nosso e depois cantaram o hino da Umbanda.

O padre Vicente, com a palavra, também agradeceu pelos que compareceram ao evento, convidando-os a buscarem Deus acima de qualquer religião. “Só o amor e respeito ao próximo podem nos garantir uma melhor convivência”, afirmou.

Após toda a emoção vivenciada, os integrantes dos Povos de Terreiro começaram a lavagem da escadaria, como forma de simbolizar seu respeito pelo Catolicismo.

Estiveram na cerimônia o prefeito Kiko Celeguim, acompanhado do ex-prefeito de Franco da Rocha e chefe de gabinete do deputado federal Vicente Cândido, Mário Maurici, o padre José Antônio Boareto, da diocese de Bragança Paulista o Bispo Dom Sérgio Colombo.

(Texto e foto: Jonathan Agrinfo)