Horta “Gosto da Terra” é apresentada para outros municípios no Primeiro Encontro Paulista de Alimentação Escolar

Criada em 2016, pelas profissionais do setor de nutrição e viabilizado pela Secretaria da Educação, a horta “Gosto de Terra” foi destaque ao ser apresentada no Primeiro Encontro Paulista de Alimentação Escolar, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação (FNDE).

O encontro que aconteceu nos dias 1 e 2 deste mês, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), reuniu pessoas envolvidas com a alimentação escolar, entre elas, nutricionistas, secretários de educação, gestores, conselheiros e agricultores.

Franco da Rocha, foi representada pelo setor de nutrição que além de receber um certificado pela participação também apresentou o projeto da horta comunitária das escolas, para as outras cidades.

Este convite aconteceu como um reconhecimento pelas experiências exitosas realizadas na horta “Gosto de Terra”.

Horta Gosto de Terra

O canteiro que fica localizado na estrada da Vargem Grande, recebe alunos das Escolas Municipais de Ensino Básico, para participar de atividades como plantio e colheita.

No local, as crianças aprendem a fazer o aproveitamento integro dos alimentos e, na maioria das vezes, compartilham esses aprendizados em casa, com os pais.

Todas as ações têm o objetivo de incentivar hábitos de vida saudáveis e principalmente transformar o momento da alimentação na vida dos alunos. Na horta, eles vivem um momento de aprendizagem e desenvolvimento.

Após a visita de mais de 800 alunos no canteiro, muitos pais passaram a cultivar uma horta em casa, por conta do entusiamo das crianças em aceitar e comer alimentos que antes não gostavam, como algumas hortaliças.

Vale ressaltar que neste ano novas turmas serão organizadas para visitar o local e contribuir deixando seu carinho, já que as crianças são multiplicadoras de informações e mudanças.

(Texto: Gabriella Oliveira – Foto: Setor de Nutrição)