Parque municipal recebe 200 novas mudas de árvores nos espaços verdes

Uma manhã marcada por passos coreografados e a alegria incalculável de 200 sargentos do Corpo de Bombeiros de Franco da Rocha, que deixaram uma lembrança no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais.

Foi assim que começou o dia nesta quinta-feira (8), com o plantio de 200 mudas no parque, sendo elas nativas da Mata Atlântica e das espécies da região, como por exemplo, quaresmeiras, ipês, manacá, entre outras. Essa foi uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Habitação, por meio do Núcleo de Meio Ambiente. Confira imagens da atividade

Os sargentos da Escola Superior de Bombeiros (ESB) foram convidados para realizar a ação, feita com muito orgulho, como comentou o Coronel PM Pavão. “O corpo de bombeiros e a polícia militar existem para preservar o patrimônio, a vida das pessoas e o meio ambiente. Atividades como essa são totalmente alinhadas com o nosso objetivo e é muito bacana. Esse projeto nos dá muita alegria, pois deixamos um legado na cidade que impacta a todos de forma muito positiva” afirmou.

No ato do plantio, os sargentos contaram com o Tenente Ferrão, que também é consultor ambiental e biólogo. Ele foi responsável por auxiliar sobre a forma correta que a plantação deveria acontecer, pensando no crescimento das árvores.

A ideia da vegetação é trazer um enriquecimento ambiental para o local, como comentou a bióloga Elga Otaviano, responsável pelo planejamento do plantio. “Com essas árvores, o espaço vai se tornar um pomar, que trará as aves e pessoas pelo aconchego do ambiente”, concluiu.

Doação das mudas

As novas árvores inseridas no parque, próximo à pista de bicicletas, foram recebidas por meio de compensação ambiental, que busca contrabalançar os impactos causados por empresas ou pessoas na natureza.

O Gestor de Meio Ambiente, Eduardo Nunes, explicou como acontece esse tipo de ação. “Essas doações acontecem em cima de um crime ambiental ou um pedido de autorização para prefeitura. A quantidade de mudas a serem doadas depende do diâmetro à altura do peito, ou seja, quanto mais grosso for o troco da árvore maior será a quantidade de doação que a pessoa terá que fazer”.

(Texto: Gabriella Oliveira – Fotos: Orlando Junior)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).