Prefeitura alerta: no carnaval, intensifique os cuidados contra o Aedes aegypti

No feriado do carnaval, a atenção ao mosquito Aedes aegypti não deve ser deixada de lado. Mesmo nos dias em que as famílias costumam viajar e se ausentar de casa, a adoção de atitudes simples ajudam a prevenir doenças e eliminar criadouros.

Nesta época de calor e chuva, o mosquito se prolifera com maior facilidade e os casos de dengue, zica e chicungunha também podem aumentar. Por isso, não jogue lixo no chão, descarte copos, garrafas e latas em sacos de lixo bem fechados. Além disso, não deixe objetos ou recipientes que possam acumular água destampados.

As piscinas devem ser cobertas e as calhas precisam ser limpas, evitando que plantas e folhas possam impedir o escoamento da água. Também é importante manter os ralos e vasos sanitários tampados e limpá-los com água sanitária.

Os pratinhos de planta devem ser preenchidos com areia para que a água não acumule. A higienização desses objetos pode ser feita com água e sabão.

Vale ressaltar que as equipes de saúde do município continuam atuando pelos bairros para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Colabore.

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)