Obras avançam e Estrada do Parnaíba começa a receber pavimentação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Habitação, retomou na última quarta-feira (14), logo após o carnaval, as obras para pavimentação na Estrada do Parnaíba, no Jardim das Colinas. Veja os registro do andamento da obra.

No local, as equipes de obras trabalham na colocação da capa asfáltica em um trecho da via, em torno de 500 metros, que ficou danificado por conta do atraso no repasse da verba, vinda do Governo Federal para a prefeitura. Vale lembrar que essa é uma obra iniciada e licitada em 2016 e tinha sua conclusão prevista para outubro do mesmo ano, mas por conta da falta de repasse não foi finalizada.

Nesse trecho citado, agora com a retomada dos serviços, já foi realizada a colocação de guias e sarjetas, refeita a parte de drenagem para a chegada do asfalto.

Simultâneo à primeira etapa, está em andamento também um segundo trecho, licitado em 2017, que compreende em torno de 260 metros de pavimentação. Nessa parte, já foi concluída a colocação de guias e sarjetas, calçadas, drenagem e a construção de uma escadaria hidráulica. Ainda nesses metros de estrada, foi necessário realizar a troca do solo, utilizando brita com o objetivo de reforçar a via, ficando mais firme para ser asfaltada.

No segundo trecho, a equipe de obras segue trabalhando para fazer as caixas que receberão a base do asfalto. Ao todo, serão 1,5 km de asfalto na estrada.

Ao concluir essa parte da obra, o próximo passo será fazer guias, sarjetas, calçadas e preparar os cerca de 600 metros restantes de uma terceira etapa, para receber o pavimento.

Por que parou?

É importante também explicar o motivo da paralisação da obra. Iniciada no ano passado, em parceria com o Governo Federal, o andamento da benfeitoria no local foi interrompido, pois o Ministério das Cidades não conseguiu efetuar o repasse dos recursos conveniados para a execução da obra, gerando a descontinuação da pavimentação.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Equipe obras)