Nova sinalização implantada no município colabora para mais segurança no trânsito

Poupar vidas. Este é o objetivo do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (MPST), programa ao qual Franco da Rocha aderiu em agosto do ano passado. Apesar de recentes, as medidas que estão sendo implantadas já surtiram efeito e podem ser comemoradas. Enquanto aconteceu uma morte por acidente na cidade em janeiro de 2017, o primeiro mês de 2018 não apontou nenhum registro.

Desde que o prefeito Kiko Celeguim assinou convênio com o governo do Estado, (leia mais sobre isso), vários pontos da cidade já tiveram revitalização de sinalização horizontal, pintura de faixas ou instalação de lombadas. Os locais beneficiados foram: Ruas Dr. Hamilton Prado, Benedito Fagundes Marques, Dr. Basílio Fazzi; Avenidas da Saudade, Pacaembu, São Paulo, Tonico Lenci, Itararé e Estrada Municipal Ettore Palma.

As necessidades de melhorias foram detectadas por estudo, que é uma das atribuições do MPST. O convênio fornece auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária dos municípios e o apoio financeiro vem das multas aplicadas pelo Detran-SP. No total, o Estado vai repassar R$ 830 mil para a conclusão das etapas de modernização de sinalização viária de Franco da Rocha.

As ações previstas são medidas preventivas e de melhorias com relação à infraestrutura de sinalização viária; fiscalização e campanhas de conscientização. A partir dessas medidas, o MPST visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020.

Fases

Além da sinalização horizontal, estão previstas outras duas fases para Franco: campanha de conscientização no trânsito, que terá início ainda no primeiro semestre deste ano e a instalação de novos semáforos.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, os cruzamentos que vão receber a nova sinalização serão: Avenida Tonico Lenci com a Rua Estação Campo Limpo Paulista e Estrada Professor Laudelino Alves Ferreira; Avenida Israel com o Viaduto Vila Bela; Rua Dr. Hamilton Prado com a Praça Dom Bosco e Rua Tiradentes com as Ruas João Mendes e Padre Vieira.

Para o secretário de Trânsito, a instalação desses equipamentos vai garantir a segurança tanto de pedestres quanto para os motoristas. “Os semáforos serão instalados em vias de ligação entre bairros e até mesmo entre os municípios de Franco da Rocha e Francisco Morato, onde há alto índice de acidente”, afirmou Renelis Pedroso.

Com o objetivo de garantir mais segurança, Renelis explicou a necessidade da sinalização semafórica em um dos pontos. “Neste local (Avenida Tonico Lenci com a Rua Estação Campo Limpo Paulista e Estrada Professor Laudelino Alves Ferreira), as alças de acesso não foram completadas quando houve a conclusão da obra da rodovia e o semáforo vem de encontro a essa antiga necessidade”, continuou o secretário.

O processo de licitação para a instalação dos conjuntos semafóricos deve ter início ainda neste mês. “Em todos os pontos, os semáforos vão garantir a fluidez do tráfego de veículos e especialmente, garantir a segurança dos pedestres e condutores de veículos”, concluiu o secretário Renelis.

(Texto: Adriana Carvalho – Foto: Equipe Trânsito)