Nas UBSs e UPA, equipes de saúde farão busca ativa por pacientes com suspeita de tuberculose

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Saúde, começa na quarta-feira (7), a busca ativa por pessoas com sintomas de tuberculose (TB).

A ação que segue até o dia 19 de março, cumpre recomendação do Ministério da Saúde e, a estratégia na cidade é encaminhar pessoas com suspeita da doença para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para que realizem os exames comprobatórios. Em caso de ser positivo, os pacientes serão direcionar de imediato para o tratamento.

A Tuberculose

É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo como ossos, rins, meninges (membranas que envolvem o cérebro), entre outros.

Os principais sintomas são: tosse durante mais de duas semanas; dor no peito; cansaço excessivo; perda de peso; febre baixa geralmente à tarde e noite e suor noturno.

A doença tem cura. O tratamento, entretanto, é longo e a recuperação total acontece em média de seis meses.

Contágio

Se dá de pessoa para pessoa, portanto, a aglomeração é o principal fator de transmissão. Quem tem tuberculose expele pequenas partículas de saliva contaminadas quando fala, espirra ou tosse. Essas pequenas gotas podem ser absorvidas por outro indivíduo, contaminando-o.

Alguns fatores que favorecem o contágio são: desnutrição, falta de higiene, alcoolismo, tabagismo ou qualquer outro fator de baixa resistência do organismo.

No Brasil, a maior incidência de TB ocorre entre a população carcerária, pois nos presídios as celas reúnem grande quantidade de pessoas e tem baixa ventilação. Esse ambiente se torna propício para a proliferação da bactéria, tornando assim o município, que tem algumas unidades prisionais, um local onde há alta incidência da doença.

(Texto: Adriana Carvalho – Arte: Dalmir Junior)