Prefeitura se torna escola na vida de jovens profissionais que estão começando sua caminhada no mercado de trabalho

A prefeitura de Franco da Rocha é uma das principais portas de entrada para profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho em diversas áreas, isso também graças ao processo seletivo simplificado de estagiários, que é feito desde 2013.

No local, é possível concorrer por vagas nas mais diversas áreas como engenharia civil e ambiental, arquitetura, administração, comunicação social, ciências contábeis, gestão pública, logística, serviço social, informática nível superior e técnico, além de estágios nas áreas da educação, como pedagogia, educação física e também na de saúde.

Segundo o setor de gestão de pessoas, desde que os concursos são realizados, ao todo, 811 estagiários foram convocados. Até março deste ano, 104 profissionais já foram chamados para integrar as equipes de trabalho da prefeitura nas mais diversas áreas para atender as necessidades de cada secretaria.

Responsável por fazer essa gestão, a diretora do setor, Rosângela Vicakas ressaltou sobre como foi a implantação do processo seletivo na prefeitura. “Quando o prefeito Kiko Celeguim assumiu a gestão, foi passado para ele a necessidade de realizar um processo seletivo para os estagiários, para que houvesse uma seleção mais transparente e justa”.

Rosângela também apontou o cuidado que seu setor tem com os novos funcionários. “Dentro da prefeitura nós prezamos para que o estagiário receba orientações de um coordenador qualificado e especializado, dando um suporte para eles”.

Ainda segundo a diretora, a contratação desses profissionais após o período de estagio é ótimo para a administração e também para o próprio estagiário, que pode ingressar no setor público, na carreira e na área que escolheu profissionalmente. “Adquirir o conhecimento do setor público é bem diferenciado do setor privado. Mas caso essa pessoa vá para o setor privado terá uma bagagem de conhecimento e também no currículo”.

Aproveitando oportunidades, olha o estagiário aí!

Miriam Yochebel, 22 anos, estagiária em análise e aprovação de projetos, chegou na prefeitura há pouco mais de oito meses e trabalha na Secretaria de Infraestrutura e Habitação. Ela está no quarto ano da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Paulista (UNIP) e comentou como foi participar do processo seletivo da prefeitura. “Surgiu o concurso e era para trabalhar conforme a necessidade da secretaria. Eu decidi arriscar, pois trabalhar na cidade que você mora é tranquilo. Foi quando fiz a prova, em 2015, porém demorou bastante para me chamarem. Quando já estava com quase um ano e meio depois do processo me convocaram”.

Após esperar esse tempo, Miriam, que é moradora da Vila Lanfranchi em Franco da Rocha, foi surpreendida ao chegar em sua residência. “Eu tinha esperança, porém não acreditava tanto no processo. Passei em segundo lugar, aí acreditei ainda mais que poderia dar certo. Quando cheguei em casa um dia, encontrei um telegrama. Foi o primeiro e o melhor de todos os tempos”, brincou.

Reafirmando a fala da diretora de gestão de pessoas, a estagiária do setor de Habitação, que nunca havia trabalhado em sua área, comentou sobre o apoio que teve. “O Miguel Neto (analista de projeto), me ensinou tudo e até mais do que eu esperava aprender. Ele até agora foi e está sendo muito importante, pois muitas coisas estou vendo ainda como funcionam, situações que os profissionais quando se formam não fazem nem ideia de como são dentro da prefeitura. Além dele, a Eliane (arquiteta), o Antônio (diretor de habitação) e o Armando (gestor de núcleo de aprovação de projetos), sempre colaboram para meu crescimento aqui dentro”, agradeceu.

Ao longo desse período de estágio, a futura arquiteta vem evoluindo dentro da prefeitura. Começou a trabalhar com emissão de alvarás, faz análise de projetos, processos, documentações e diversos atendimentos, mas também teve contato com regularização fundiária. Ela agradece todos os dias por ter a oportunidade de adquirir conhecimento na prefeitura. “As oportunidades foram surgindo e eu vou agarrando todas. Estou aprendendo muito, está sendo muito enriquecedor. Me deram asas para ir voando de cantinho em cantinho aqui dentro”.

Cuidado e carinho

Na área da educação, a estagiária Daniele Caroline Gomes, de 32 anos, é responsável por cuidar dos pequenos alunos da EMEB Dulce Moreira, localizada no bairro da Vila Zanela.

A estudante de pedagogia, que faz o curso na Faculdade de Campo Limpo (FACCAMP), entrou na prefeitura em maio de 2017 e contou sobre sua experiência. “É um estágio onde trabalho como cuidadora de uma determinada criança. É uma experiência que vou levar ao longo da vida. Cuido de alunos que tem algum tipo de deficiência. Auxílio em tudo que precisa, seja se alimentar, ir ao banheiro, ou até fazer alguma atividade. Ele tem que confiar em mim e busco ganhar essa confiança a cada dia”.

Daniele, que mora no centro de Franco da Rocha, está bem próximo da escola onde trabalha. Ela comentou sobre como é fazer parte da vida de uma criança da sua cidade. “É muito bom colaborar com alguém daqui, pois mais para frente, quando vê-la maior, vamos lembrar da caminhada que fizemos juntas e, no futuro, eu poderei ter sido muito importante na vida dessa criança. Por exemplo, a coordenadora da unidade foi minha professora”.

Ao longo desse quase um ano na prefeitura, a futura professora que pretende trabalhar na educação infantil já cuidou de crianças com autismo e microcefalia. Segundo ela, entrar na prefeitura foi uma surpresa. “Fiquei na dúvida se daria certo e se iria gostar, mas conforme você vai trabalhando vai se apegando, gostando e sabendo lidar com as situações”.

A profissional que atua na educação municipal também aproveitou para destacar as formações oferecidas pela Secretaria da Educação, que são importantes no dia a dia. “Essas atividades acontecem uma vez por mês. Recebemos orientações, onde são abordadas as dificuldades que temos na rotina escolar. As formações são interessantes, pois eu vivo uma situação em sala e algo que uma amiga conta coincide com o que estou vivendo. A orientadora dá dicas, que nos tranquilizam quanto algumas coisas. Saber o que pode ou não acontecer. Ouvir a vivência de outros colegas”, finalizou com sua experiência.

Crescimento e promoção

Cuidando da parte de Infraestrutura da cidade e coordenando as equipes de obras da prefeitura está Leandro A. R. Martins, de 23 anos, que cursa engenharia civil na Faculdade Pitágoras de Jundiaí e cumpriu os dois anos como estagiário. Agora promovido, está há um mês na nova função.

Sobre estar à frente de uma equipe, Leandro afirmou que ficou maravilhado com a oportunidade e que tinha uma boa relação de trabalho ao longo do seu período de estágio. Além disso, falou que fazia sua função da melhor forma possível, no que acredita ter ajudado em sua promoção.

Ao longo do tempo, Leandro, morador da Vila Bela, aprendeu bastante com diversas pessoas dentro de sua secretaria. “Alguns estagiários entram cru em um lugar, sem saber nada. Eu buscava muito o conhecimento e, durante esses dois anos, a engenheira Patricia Cristiane Pereira (à esquerda na foto abaixo) me apoiou bastante. Ela me deu carta branca, me ensinou tudo, desde os processos, como faz a fiscalização, cronograma, até o acompanhamento de obras, me fazendo ser um engenheiro júnior já”, brincou, e também agradeceu Rui Alonso e Eduardo Martins, além de outros membros de sua secretaria.

Em 2016, junto com a engenheira da prefeitura, Leandro foi responsável por cuidar de 22 obras, entre elas uma das mais importantes da cidade como o parque municipal Benedito Bueno de Morais e o Centro de Iniciação ao Esporte.

Atualmente, o profissional que é um dos responsáveis pela manutenção da cidade, coordenando equipes para realização de tapa buraco, limpeza, entre outros serviços como pavimentação e drenagem de vias afirmou que está tentando fazer com que as pessoas tenham um outro olhar dos serviços prestados pela prefeitura. “Uma visão positiva, de trabalho e assistência”, afirmou.

Também promovida, Daniela Cremasco, de 26 anos, atua na área de finanças como gestora de núcleos da Secretaria da Fazenda. Com quatro anos de prefeitura, sendo um deles como estagiaria, ela comentou sobre a importância do processo seletivo pelo qual passou e ressaltou que viu a oportunidade do concurso em um folheto informativo na faculdade.

Formada em Ciências Contábeis, ela teve a chance de continuar exercendo seu trabalho na prefeitura. “Eu havia comentado que terminaria a faculdade. Estava encerrando o contrato e teria que sair. O Eduardo Bueno, na época secretário da fazenda, comentou que estavam precisando de alguém para a função na secretaria. Pra mim foi ótimo, ainda mais nos dias de hoje, que é muito difícil você sair da faculdade e conseguir um emprego, principalmente em sua cidade”, comemorou.

Atualmente, a funcionária que é uma das responsáveis por cuidar da prestação de contas da prefeitura e também de fazer elaboração de receitas e despesas, ressaltou o sentimento após continuar atuando no que gosta, cuidando das finanças de sua cidade, junto com toda a equipe. “Fiquei muito contente, pois foi uma forma de reconhecimento do trabalho que fiz como estagiária. Deu resultado né. Conheciam meu trabalho e apostaram. Foi muito gratificante, mas eu não esperava, achei que ia terminar o contrato e tudo se acabaria ali”.

Ela aproveitou pra agradecer diversas pessoas envolvidas no seu crescimento profissional e comentar sobre a importância que vê no seu trabalho. “É uma forma de mostrar que as coisas são feitas na cidade. Que temos relatórios, comprovações de tudo. Quando se tem uma construção, existe todo um processo, que todos do setor se envolvem para que o serviço chegue na população. Quando tem o fechamento, emito os relatórios de receita, despesas, de quanto foi gasto e faço as prestações para o tribunal de contas”.

Eles estão aí para aprender, crescer, criar asas e voar. O sucesso!

Muitos estagiários que passaram pelo processo seletivo da prefeitura, hoje trabalham em grandes instituições, mas não se esquecem de onde tudo começou, de todo o aprendizado adquirido que os formaram e colaboraram para o sucesso de cada um que passou por essa experiência.

Esse é o caso do Allan Gustavo dos Santos, 27 anos, que é formado em administração de empresas, pós-graduado em gestão pública pela Faculdade de Campinas (FACAMP) e atualmente faz especialização em gestão da educação pública pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP).

Hoje, Allan trabalha como chefe administrativo em saúde na prefeitura de Jarinu e lembrou de todo seu início na prefeitura de Franco da Rocha, segundo ele fundamental para seu crescimento. “Comecei em julho de 2013 como estagiário em administração, quando fiquei na diretoria de gestão e também na de atenção em saúde. O contrato era de um ano, prorrogável para mais um ano. Acabei ficando um ano e um mês como estagiário. Após isso, recebi uma promoção e virei coordenador administrativo, atuando na mesma diretoria”.

O ex-funcionário lembrou que se preparou antes de encarar o processo seletivo da prefeitura. “Acreditava sim no processo de estagiário. Estudei para fazer a prova e tive muita dedicação. Prestei a prova em 2013 e em julho do mesmo ano fui chamado”.

O profissional falou sobre como foi atuar pela sua cidade. “Foi um grande desafio. Uma experiência muito boa, até mesmo por poder ajudar a sociedade. Da mesma forma que eu era munícipe, ajudava um outro munícipe, seja um vizinho, seja alguém de outro bairro, atuando pela melhoria da saúde no município. Foi sensacional. Não existem palavras pra agradecer o grupo e toda a equipe que é muito boa”.

Sobre sua experiência que permitiu o sucesso, Allan agradeceu aos profissionais que foram importantes em seu crescimento e revelou o sentimento pela participação da prefeitura em sua vida. “Ser estagiário em Franco da Rocha foi uma experiência incrível. Não tenho palavras para agradecer. A cidade, pra mim, foi literalmente uma escola, onde aprendi a ser o que sou hoje, um profissional. Aprendi com erros, e Franco foi a porta para meu crescimento. Depois que sai, virei analista financeiro no Instituto do Câncer e, em seguida recebi uma oportunidade em Jarinu, onde atuo hoje como chefe administrativo de todo o departamento da secretaria de saúde”.

É importante destacar que atualmente o processo seletivo de estagiários vigente é o de nº 12861/2017 – Edital 02/2017, valido até 14 de setembro de 2018. As pessoas que prestaram esse concurso integram o cadastro reserva e serão convocadas conforme a classificação e necessidade das secretarias da prefeitura. (confira o andamento clicando aqui).

(Texto: Ewerton Geniseli com colaboração de Gabriella Oliveira – Arte: Dalmir Junior)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).