3ª Mostra de Cinema da Mulher reunirá filmes, debates e uma oficina de captura audiovisual de guerrilha

O Centro Cultural Newton Gomes de Sá se tornará palco para debate e uma troca feminista de experiências vividas pelas mulheres, durante a 3ª Mostra de Cinema da Mulher, que será realizado a partir dessa sexta-feira (30) pela Baciada das Mulheres do Juquery em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Serão três dias de exibições de curtas-metragens independentes, com o objetivo de dar visibilidade as produções cinematográficas de mulheres brasileiras, contribuindo assim para a discussão que acontecerá em seguida, sobre as problemáticas enfrentadas por elas na contemporaneidade.

Além de protagonizar e incentivar a criação artística por mulheres, a programação busca desenvolver no espaço uma troca de experiências, diálogo e contribuição com o objetivo de uma diminuição nos casos de violência contra mulheres na região.

Os filmes selecionados

Difundindo o tema para as participantes, os filmes tiveram suas sinopses especialmente pensada. Na sexta (30), elas iniciam com o documentário “Em busca de Lélia”, que retrará sobre uma mulher que foi símbolo na militância junto ao movimento negro dos anos 1970 a 1980.

A segunda apresentação do dia é o drama “(Re) Existência”, que fala sobre o ato de não desistir, renascer e reinventar-se.

O documentário “Real conquista”, que fala sobre uma mulher marcada por um forte passado de violências e luta por melhores condições de vida, será apresentado para encerrar à noite.

No sábado (31), logo após a oficina de captura audiovisual, será exibido o documentário sobre as vivências da infância e as transições de gênero, no curta “Lua”.

Com duração de 15 minutos, o drama “Mercadoria”, envolve o público nas histórias de seis mulheres, que trabalham na prostituição.

Um documentário sensível sobre as formas de abuso que ocorrem silenciosamente no dia a dia, será apresentado no curta-metragem “Silêncio”.

Já no domingo (1), o documentário levado ao local, “Crisálida”, é um ensaístico que dá ênfase aos pensamentos de jovens mulheres que são inseridas na sociedade do século XXI. Elas passam por questões como a rejeição do próprio corpo e questionamentos diante da sociedade que as reprimem.

Com menos de 20 minutos, a ficção “Mortalha”, surpreenderá o público com suas cenas. E, para encerrar a programação, o mês de março que foi dedicado às mulheres, o drama “Menina seta”, que retrata a vida de uma jovem franco-rochense que percorre um longo caminho todos os dias para trabalhar como menina seta, divulgando condomínios de luxo em semáforos.

Oficina

Para consolidar o evento, as interessadas poderão participar de uma oficina de captura audiovisual de guerrilha, no sábado (31), que será ministrada por Fernanda Schenferd, fotógrafa há 20 anos e pesquisadora.

A aula visa promover o treinamento técnico e conceitual para a captura utilizando câmeras, aparelhos celulares, tablets, gravadores de voz, entre outros equipamentos, para defender os direitos adquiridos e protestar, seja pela manutenção dos existentes ou pela conquista de novos espaços.

Com duração de quatro horas, as alunas aprenderão temas técnicos da captura audiovisual como foco, clareza, ponto de fuga e aspectos legislativos (o que pode ou não pode ser divulgado, quando entregar o material diante demanda policial, ou para outras autoridades).

Vale lembrar que se faz necessário algum equipamento para captação de vídeo, como celular ou câmera.

Todas as atividades acontecerão no Centro Cultural, que fica localizado na Avenida Sete de Setembro, s/n – Centro.

Para mais informações entre em contato pelo número 4800-7575.

Anote na agenda

Sexta-feira (30), a partir de 18h

EM BUSCA DE LÉIA

(RE) EXISTÊNCIA