Mais um ciclo do Projeto Saúde na Escola acontece no município

Em uma ação conjunta, as secretarias de Saúde e Educação realizaram mais um ciclo do Projeto Saúde na Escola. A iniciativa consiste em implementar visitas em unidades da rede municipal e estadual, dos níveis básicos ao técnico, além dos jovens privados de liberdade, para efetuar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

O principal objetivo do programa é traçar uma estratégia de integração para o desenvolvimento e formação dos estudantes, levando até eles ações de avaliação odontológica, antropométrica (método de investigação utilizado pelos nutricionistas, baseado na medição das variações físicas e na composição corporal), oculares, bem como a verificação completa do quadro vacinal dos atendidos.

As ações tiveram início no segundo semestre do ano passado, quando 18 escolas municipais receberam a visita de agentes comunitários, dentistas, auxiliares de odontologia e enfermagem, além de médicos e outros profissionais das Unidade Básica de Saúde (UBS´s).

Além de toda a atenção relacionada aos princípios básicos de saúde, o projeto leva aos jovens palestras sobre prevenção ao uso de álcool e drogas.

Coordenador do projeto, Dr. Paulo Roberto Barbosa, destacou que os alunos, professores e funcionários das escolas têm recebido bem as ações de saúde e ressaltou a importância da integração com a Secretaria de Educação para o sucesso do programa. “O melhor de tudo é unir forças e conseguir levar essas atividades de saúde preventiva aos educandos”, afirmou.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Saúde)