Participantes de curso dão primeiro passo e discutem como descobrir histórias partindo das memórias de cada um

O sociólogo José Edilson Teles deu início nesta terça-feira (17), ao curso Memória e História, que visa ensinar técnicas de pesquisas para produção de um acervo cultural do município.

As aulas integram o projeto Franco Memória da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o evento aconteceu no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, com presença de cerca de 15 participantes.

Teles, que é mestrando em Antropologia Social pela USP, usou um poema sobre o tempo, do poeta, dramaturgo e crítico literário inglês, Thomas Stearns Eliot, para reflexões acerca da influência do passado e presente no futuro das pessoas.

“Nós temos a necessidade de associar a cronologia à memória. Como se a história fosse contada apenas pelo lado racional”, comentou Teles, que incentivou os participantes a praticarem outras abordagens quando se fala em memória e história.

O evento terá outros dois encontros, sendo em 24 de abril e o último em 8 de maio, e tem por objetivo capacitar memorialistas para recontar a história de Franco da Rocha.

(Texto e foto: Adriana Carvalho)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).