Corpo de Bombeiros entrega certificados às defesas civis da região metropolitana

Com o auxílio das defesas civis da região metropolitana, os índices de fatalidades e acidentes diminuíram no período do verão, (época em que normalmente costuma acontecer maiores deslizamentos por conta das pancadas de chuva no final da tarde).

Para agradecer e homenagear as ações feitas nas cidades, o comandante do Segundo Subgrupamento do Quinto Grupamento de Bombeiros em parceria com a prefeitura, promoveu um encontro de solenidade para certificar a eficacia dos serviços oferecidos pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC’s).

O encontro aconteceu no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, na última quinta-feira (19), e reuniu dezenas de pessoas, entre elas os coordenadores das defesas civis de Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã, Caieiras, Guarulhos, Santa Isabel e Itaquaquecetuba.

O papel das Defesas Civis

As coordenadorias realizam um trabalho fundamental nos municípios, pois são responsáveis pelo planejamento, articulação, mobilização e gestão do sistema de proteção e defesa dos cidadãos.

Quanto maior a preparação para enfrentamento dos desastres, menor tende a ser a proporção dos prejuízos. Sendo assim, conhecendo os riscos em que a cidade está sujeita é possível trabalhar na prevenção e mitigação para eventuais danos, com isso, a comunidade é menos afetada e vidas são salvas, como afirmou o secretário de governo, Eduardo Bueno. “Felizmente nos preparamos juntos, dia a dia, com ações voltadas à prevenção dos acidentes. Nossa maior defesa não é depois que acontece o desastre e sim quando conseguimos prevenir eles. Para isso, devemos estudar os problemas da nossa cidade e identificar os pontos que podemos melhorar”.

Outro gesto de agradecimento

O Corpo de Bombeiros também realizou uma singela homenagem à prefeitura de Franco da Rocha, pela renovação do convênio com o Governo do Estado de São Paulo, que permite a continuidade dos serviços de oferecidos pelos bombeiros no município.

Além do agradecimento, a equipe entregou ao o vice-prefeito em exercício, Dr. Nivaldo da Silva Santos, um miniatura de uma carro da corporação, como forma de lembrança. Ao receber, ele comentou sobre a satisfação em observar o olhar das cidades para a formação de defesas civis. “Hoje eu vejo as cidades da nossa região envolvidas em estruturar e dar condições de trabalho pra defesa. Isso vem ao encontro do trabalho do corpo de bombeiros, já que podemos fazer o primeiro socorro no próprio município”.

Um dos destaques no encontro eram os veículos dos bombeiros, que passa agora a ter em sua frota mais um caminhão de incêndio 24h e um novo resgate para reforçar os atendimentos nos horários de maior índice de acidentes.

No evento também estavam presentes o comandante do Quinto Grupamento de Bombeiro, Coronel Jéferson de Melo, o subcomandante do Quinto Grupamento de Bombeiro, Major Márcio André Silva Nunes, comandante do Segundo Subgrupamento de Bombeiros de Franco da Rocha, capitão Helton Marcel Dorci, o vereador Alex do Posto e a diretora de defesa civil de Franco da Rocha, Elaine Terron.

(Texto: Gabriella Oliveira – Fotos: Orlando Junior)