Oficina de Taekwondo já está disponível no CIE e no CSU

A prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, abriu no início desta semana as inscrições para a Oficina de Taekwondo. As atividades serão disponibilizadas em diferentes horários no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado no Parque Vitória e na sala de lutas do Centro Social Urbano (CSU), que fica no Parque Benedito Bueno de Morais.

Como participar

As aulas serão disponibilizadas em turmas mistas. Para crianças de 8 a 13 anos as atividades ocorrem às terças e quintas no CIE, das 9h30 às 10h30; e no CSU, às quartas e sextas no mesmo horário.

Os interessados com mais de 13 anos podem treinar no CIE às terças e quintas de manhã, das 10h30 às 11h30 ou à tarde, das 14h às 15h. Já na sala de lutas do CSU as aulas ocorrem às quartas e sextas, também das 10h30 às 11h30 e à tarde das 14h30 às 15h30.

A oficina é gratuita e, para fazer as inscrições, basta clicar aqui ou preencher o formulário na Diretoria de Esportes, localizada no Parque Municipal.

É importante frisar que as pessoas acima de 60 anos devem apresentar atestado de aptidão para práticas de atividades esportivas. Os menores de 18 anos precisam pedir aos pais ou responsáveis que assinem um termo de autorização para participara das aulas.

Benefícios

O Taekwondo proporciona um enorme ganho físico e psicológico, principalmente para as crianças. Por ser uma disciplina extremamente técnica, ajuda os pequenos a conhecer o próprio corpo, trabalhando o autocontrole, a interação social, habilidades de força e resistência.

Praticar uma luta proporciona ainda um grande intercâmbio cultural. Os lutadores têm a oportunidade de conhecer costumes, hábitos e valores diferentes do qual está acostumado.

No caso dessa modalidade, que é considerada um esporte pouco agressivo, porque prega a defesa e não o ataque, os participantes fazem um juramento que consiste em seguir regras que ditam, por exemplo, o respeito ao instrutor e ao adversário, não fazer mau uso da luta, construir um mundo mais feliz e pacífico e ser campeão da justiça e da liberdade.

Origem milenar

O Taekwondo é uma arte marcial que surgiu há mais de 2000 anos, na Coreia. A palavra Taekwondo significa “caminho dos pés e das mãos através da mente” e carrega em sua filosofia o equilíbrio físico e mental. Muito mais que um esporte, essa arte marcial representa uma forma de vida que une respeito pelo adversário, disciplina e humildade.

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)