Franco participa de solenidade que abriu trabalhos da 1ª Copa CIMBAJU: jogos terão início em maio

Representantes dos cinco municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (CIMBAJU), estiveram no Centro Educacional de Mairiporã na quinta-feira (26), para a solenidade de abertura do Campeonato Esportivo 2018.

Cerca de 3,5 mil atletas de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã vão disputar 12 modalidades esportivas. Os jogos acontecerão entre maio e dezembro deste ano e as primeiras etapas serão em Franco da Rocha e o encerramento das partidas será em Caieiras.

A realização do Campeonato Esportivo 2018 foi aprovada em reunião do Consórcio, ocorrida em novembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, os secretários municipais de Esportes das cidades envolvidas e os profissionais da área, realizaram um encontro em Franco da Rocha, ocasião em que as regras das modalidades foram definidas.

De acordo com o coordenador do colegiado de esportes da Copa, o secretário municipal de Esportes de Mairiporã, Ronaldo Antonio da Silva, serão 3,5 mil atletas disputando as seguintes modalidades: taekwondo, handebol, futebol, basquete, atletismo, futsal, tênis de mesa, vôlei, judo, jiu-jitsu, xadrez e damas.

Em seu pronunciamento, a secretária-adjunta de Cultura, Esporte e Lazer de Franco da Rocha, Silmara Ciampone falou, em nome do prefeito em exercício Nivaldo Silva Santos, destacando o esforço dos secretários municipais e suas equipes para a realização do evento. “Saímos do mundo das ideias e colocamos a mão na massa para por em prática o que era sonho. Transformamos em atitudes de fato e vamos valorizar a população de atletas com a realização desse campeonato”, disse Silmara.

Novidade

O presidente da Federação Paulista de Handebol, Celso Gabriel convidado de honra da solenidade de abertura da Copa, declarou a intenção da Federação em celebrar convênio com o CIMBAJU, com o objetivo de realizar um campeonato regional da modalidade na região. “Enquanto no Brasil só se fala em briga, em discórdia, tenho que destacar a realização de um torneio dessa magnitude, que envolve cinco prefeitos e tantos profissionais da área esportiva para promover a integração entre pessoas e atletas. Isso é muito bom”, avaliou Gabriel.

Celso Gabriel foi homenageado na abertura oficial do campeonato com o título de Embaixador da 1ª Copa CIMBAJU e também se comprometeu a trazer a final do atual campeonato de handebol para uma das cinco cidades que fazem parte do consórcio intermunicipal.

Equipes

Sob o comando do gestor de Esportes, Anderson Boassi, o “Duzinho”, o grupo franco-rochense da terceira idade representou os atletas que disputarão as modalidades esportivas da 1ª Copa CIMBAJU.

Todos os detalhes dos jogos serão divulgados oportunamente. Entretanto, já está definida, que a abertura dos jogos ocorrerá no complexo esportivo do Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, em Franco da Rocha.

(Texto e foto: Adriana Carvalho)