Golaço em família: pais de alunos se reúnem para o 1º campeonato de futebol na quadra do Parque Municipal

Para as crianças o sábado é dia de não encontrar os coleguinhas da escola e na maioria das vezes ficar com os pais assistindo televisão, mas no último, 5 de maio, a programação foi diferente. Os pais colocaram as chuteiras e foram para a quadra do Parque Municipal Benedito Bueno de Morais.

Contando com a torcida mais animada, eles participaram do 1º Campeonato de futebol entre pais de alunos da EMEB Nilza Dias Mathias, e foram conduzidos pela força que os pequenos transmitiam para vê-los marcar vários gols sendo vistos como verdadeiros heróis.

As inscrições para o jogo foram feitas no mês de abril e contou com o interesse de mais de 150 pais, todos com o objetivo que ia além do lazer, o de se aproximar dos filhos com a ajuda da escola, como comentou a diretora da EMEB, Regina Speratti. “É muito importante o fortalecimento do vínculo entre a escola e as famílias”.

Regina ainda reforçou que o acesso e utilização de um equipamento público como o parque, possibilita às crianças e adultos momentos de diversão, contato com a natureza e estreitamento de laços familiares.

Ao final dos mais de 16 jogos, os vencedores foram premiados com medalhas pelos filhos, que compartilhavam em seu olhar felicidade.

Hora de estender as toalhas e aproveitar o momento

Como no cronograma criado pela EMEB, ao término dos jogos as famílias se reuniram no gramado do parque, para um momento de confraternização. E mesmo àqueles que não tinham tanta habilidade com os pés, foram ao local para participar do encontro.

Eles levaram toalhas e alimentos para um piquenique em família e com os colegas da escola, assim, além de viver um dia incrível com os filhos, os pais ainda tinham a chance de conhecer um pouco mais sobre o ambiente escolar dos pequeninos.

Afetos físicos são muito importantes no desenvolvimento das crianças, principalmente quando elas saem do meio tecnológico para viver dias como este, conforme comentou a secretária da Educação Renata Celeguim, presente no piquenique. “Foi encantador, chegar ao parque e seguir o caminho das toalhas coloridas. As crianças tinham deixado seus celulares e tabletes em casa e estavam brincando livremente”, alegrou-se com a atividade.

Golaço

Para a coordenadora pedagógica, Franciane Terra, mais importante do que o placar marcado e os apitos dados durante a partida, a maior vitória do encontro foi envolver cada um neste período de lazer. “Todos nós fomos vencedores. Ver cada sorriso, cada abraço apertado e cada olhinho brilhando, foi o maior troféu do dia”, afirmou a coordenadora.

(Texto: Gabriella Oliveira – Fotos: EMEB Nilza Dias)